O potencial das Histórias em Quadrinhos na formação de público leitor infantil é algo reconhecido por pesquisadores e pedagogos do mundo todo. No Brasil, a forte associação dos gibis com a alfabetização se deve à Turma da Mônica e sua presença constante em nossas vidas há 50 anos.

Não à toa, a Gibiteca de Santos é referência nacional quando o assunto é aproximação das crianças com a leitura de quadrinhos: além bau-gibiteca-santosde estar localizada em um espaço privilegiado (na orla da praia), ela realiza atividades como oficinas de desenho, contação de histórias e ainda leva HQ às crianças de várias escolas municipais localizadas nas periferias da cidade. Por meio do projeto Baú da Gibiteca, realizado desde 2015, a Gibiteca organiza um baú que é doado a essas escolas, fazendo a alegria de crianças das mais variadas idades.

A partir do dia 12 de setembro os alunos das E.E Cleobulo Amazonas Duarte e U.M.E Maria Luiza Alonso terão um reforço bibliográfico. O projeto de incentivo à leitura da Secretaria de Cultura, “Baú da Gibiteca’ irá deixar nas instituições mais de 250 publicações, todas provenientes de doações feitas na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes.

Temas variados como quadrinhos infantis (Disney e Turma da Mônica), comics de super-heróis e mangás (quadrinhos japoneses) passam a fazer parte do acervo de cada escola. O projeto teve início no ano passado e já contabiliza treze Baús entregues às Bibliotecas da Cidade.

Serviço

A Gibiteca Marcel Rodrigues Paes  – Posto 5, equipamento da Secretaria de Cultura de Santos, funciona de 2ª a 6ª feira das 9 às 19h, sábados e domingos das 9h às 13h, e fica na orla do Boqueirão, em Santos. Informações pelo telefone: 3288-1300.

 

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.