Igreja do BonfimJá fazem 3 anos desde aquele primeiro post do Quadro-a-Quadro, naquela segunda quinta-feira de 2011, dia de Lavagem do Bonfim. Nestes três anos muitas coisas aconteceram, mas nunca deixamos de comemorar o aniversário do Quadro-a-Quadro no dia da Lavagem do Bonfim.

Este ano, pela segunda vez consecutiva, consegui participar do cortejo que sai do bairro do Comércio por volta das 9h00 e segue por 8 Km (sob o sol do verão soteropolitano) até a igreja de Nosso Senhor do Bonfim/Oxalá. São aproximadamente duas horas e meia de caminhada com muita fé e água mineral até a chegada aos degraus da igreja para agradecer pelo ano ido, e para fazer os pedidos do ano que se inicia.

Durante a caminhada em meio à multidão colorida (peles, cabelos, idades, alturas, pesos, gêneros, origens, profissões…) vestida de branco é possível sentir-se parte da tessitura de algo que não se explica… Uma sinfonia, um tecido, onde mesmo sendo uma simples nota ou fio sabe-se ser muito mais. E sentindo-se assim é possível seguir em frente quando o cansaço começa a incomodar.

Fazer parte deste grupo de pessoas com talentos e ideias tão diversificadas que chamamos de Quadro-a-Quadro é mais ou menos como participar da Lavagem do Bonfim, a diferença é que este algo maior do qual me sinto parte tem nome: quadrinhos. Nestes três anos tivemos momentos fantásticos, mas também de muito cansaço, onde nos apoiamos no nosso sentimento de pertencimento e no respeito mútuo para seguir em frente expressando nosso amor pela nona arte.Lavagem do Adro

Na nossa caminhada já participamos de dois FIQ BH (Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte), apoiamos os quadrinhos nacionais de diversas formas, falamos dos quadrinhos que lemos, publicamos semanalmente tirinhas e estreamos o nosso selo editorial. E com as graças de Oxalá/Sr. do Bonfim nossas ideias e projetos para o futuro hão de se materializar.

Neste dia de aniversário quero parabenizar cada um dos quadrados: Lucas, Marcello, Lillo e Adalton, por termos começado juntos esta história; Evelling, pelo design do blog e por todo suporte que tem nos dado nesta caminhada; Dan, Edimário e Guido pela constante presença de espírito;  Lília e Pedro, pelo entusiasmo sempre contagiante;  Bira e Danielle por agregarem ainda mais a este grupo; Hugo, que está se juntando a nós com muitas ideias e energia. Também quero parabenizar Luciana, Soraya e Portilho, que já caminharam conosco, valeu!

Finalmente gostaria de parabenizar você, que nos acompanha pelo blog  e pelas redes sociais. Você que também é apaixonado pela nona arte, que só lê quadrinhos de vez em quando ou que apenas tem curiosidade sobre o assunto. Saiba que boa parte do que fazemos tem como objetivo fazer você sentir-se parte dessa tessitura fantástica que tanto amamos. Muito axé em 2014!

Lavagem do Bonfim 2014

— Sergio Barretto teve um passado nebuloso sobre o qual nunca fala. Ninguém sabe ao certo o que ele fazia, mas alguns indícios de ações secretas e aterradoras já desestimularam muita agente a continuar investigando. Hoje é um homem sério, cumpridor de seus deveres e apaixonado por histórias em quadrinhos desde que se entende por gente, e a cada ano faz mais tempo que ele se entende por gente. Faz parte do Quadro a Quadro desde sua criação e costuma ser gente boa, mas as vezes passa a impressão de que seu passado sombrio pode retornar a qualquer momento, pondo a todos em perigo.