Monografia produzida por Fabiana Araújo da Silva como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Regional da Bahia.

RESUMO

Essa monografia apresenta como objeto de estudo as histórias em quadrinhos para adultos publicadas pela editora norte-americana DC Comics. A DC é uma das maiores editoras do mundo e criadora do gênero de super-heróis. Dona de ícones da cultura pop, como Batman, Superman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Watchmen, Hellblazer e tantos outros. O estudo de caso dos quadrinhos da DC Comics se torna necessário porque, além de criar um gênero no qual uma gigante indústria de entretenimento se alicerça, a DC revolucionou as formas de fazer gibis nos anos de 1980 do século XX, quando lançou histórias mais maduras que hoje são citadas como obras primas da literatura mundial, além de inovar e introduzir novas estruturações de narrativas, corres e temáticas. Suas obras mais importantes são citadas neste trabalho, bem como os aspectos históricos, psicológicos e sociais da época em que foram concebidos. Um breve histórico da arte e a censura sofrida durante quase 30 anos também é apresentada no texto.

Palavras-chave: quadrinhos para adultos, DC Comics, Batman, Watchmen, super-heróis.

 

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA ADULTOS:UM ESTUDO DE CASO DA DC COMICS

 

*O conteúdo desta monografia expressa a opinião de Fabiana Araújo da Silva, que é plenamente responsável pelo mesmo e publicado com sua autorização.

— Adalton nasceu no último dia de uma lua cheia, mas acha que isso não tem nenhuma relação com a sua vida; começou comprando quadrinhos por puro modismo - uma edição da Turma da Mônica parodiando Jurassic Park; sua primeira compra consciente foi a edição nº 01 de Batman: A queda do Morcego, ainda formatinho. Acredita que irá terminar a graduação em Letras antes da catástrofe de 2012 e daqui até lá está estudando parte das traduções intersemióticas das peças de Shakespeare já produzidas. E nos interlúdios, tenta produzir roteiros a partir idéias rabiscadas em antigos pedaços de papel.