A equipe do Quadro a Quadro bateu um papo com o ilustrador Vencys Lao que é um dos idealizadores do projeto Hayao Miyazaki Offspring, juntamente com o também ilustrador, Thiago Heinrich. O projeto ministrado pela dupla teve início no dia 12 de abril e mais de 70 artistas foram convidados para homenagear o mestre Miyazaki e o Studio Ghibli. Aproveitem a entrevista e boa leitura. 

 

1)  Como surgiu o projeto?

 

O Projeto surgiu depois do sucesso estrondoso do primeiro Pokédex, organizado pelo 2Minds, e do projeto DBZ (Dragon Ball Z) organizado pelo Werllen Holanda e Lan Morais.

Essas duas séries fizeram parte da infância de muita gente, inspirou muito dos artista que o mundo tem hoje. Aí, sentir a necessida de homenagear o mestre Hayao Miyazaki, que é o artista que mais me inspira no mundo!

 

2)  Como começou essa paixão por Miyazaki?

 

A paixão pelo Miyazaki veio logo na adolescência, quando um amigo meu me emprestou o VHS do Totoro. Na época , assistia muito anime de ação e quando assisti Totoro, aquele anime parado com um cotidiano muito simples fiquei muito impressionado. Fiquei me perguntando, como aquele anime parado me cativava tanto. Me cativou tanto que assisti o filme três vezes em seguida!

A paixão pelos filmes do Miyazaki começou naquele instante. Vi que era possível contar uma boa história mesmo com uma pegada parada!

 

3)  Pode citar alguns artistas convidados?

 

Tem artistas muito foda nesse colab. Acho que o destaque desse colab é o número grande de quadrinhistas independentes, como Mario Cau, Vitor & Lu Cafaggi e Eduardo Damasceno. Tem ilustradores que curto demais, como o André Toma que mandou uma arte linda em colaboração com sua filha Ayumi (que aliás é talvez a artista mais jovem a participar de um colab, no mundo todo).

Acho que nosso colab foi o primeiro colab, feito no Brasil com artistas internacionais.

Tem o Eduardo Vieira que tem um trampo de ilustração muito forte também; tem artistas que destroem nas cores como o Rodrigo Pascoal e o Rodrigo Costa Alexandrino, eles me fazem pensar em mudar meu nome pra Rodrigo hahahha. 

 

 Tem muito artistas bons, cada um deles deu mais de 100% nessa colab.

Eu citei esses acima, porém, cada um tem seus estilo e sua criatividade a parte e que se destaca. Foi uma colab muito diversificada.

 

4)  Predente fazer uma exposição do projeto?

 

A idéia inicial sempre foi fazer uma exposição. Porém, apesar de conversarmos com alguns lugares, a idéia não foi pra frente. Mas, estamos abertos pra conversar com quem estiver afim de expor as artes. 😀

 

5)  Há uma possibilidade de sair um trabalho impresso, com as obras compiladas ?

 

Tem um monte de gente pedindo um livro do colab, porém imprimir esses projeto e vender fica complicado. Tem o lance dos direitos autorais dos personagens e temos 74 artistas no projeto. Fica difícil pagar todos eles. Lembrando que ninguém foi pago pra fazer suas ilustras, todos fizeram, porque compartilham dessa paixão pelos filmes do Miyazaki e Studio Ghibli.

Acho bem difícil que isso aconteça!

 

6) Quantos artista foram convidados?

 

Foram convidados mais de 100 artistas. Alguns não puderam, alguns não responderam, teve os que responderam e estavam no grupo mas , que não escolheram seus personagens e teve também, os que tinham escolhido seus personagens, porém, não conseguiram entregar por falta de tempo. Mas foram publicadas 74 artes ao todo.

 

7) Como está o feedback do público em relação ao projeto?

 

Nesses colabs costumamos ter feedback tanto positivos como negativos. Em todos eles!

No caso, do Miyazaki fiquei feliz não ver nenhum feedback negativo. Pelo menos, não chegou nenhum pra mim até o momento.

 

Tivemos mais de 300 mil visualizações na fanpage. Conseguimos parceiros onde esse feedback foi maior ainda, como no caso da Fanpage Studio Ghibli, onde teve arte postada lá que já passou dos 7 mil likes. Sério, 7 mil likes é algo astrônomico. Vejam a arte do Sandro Hojo. Fiquei feliz demais por ele.

 

No balanço geral, acho que esse colab teve uma aceitação muito boa.

 

 

8) Até o momento quantas artes já foram divulgadas?

 

O Projeto duraria uma semana só! Então, já acabou.Todas as artes já foram postadas mas, vamos abrir o projeto para todos que quiserem mandar sua homenagem também. Acho que a partir dessa semana começaremos divulgar isso. Então, todos estão convidados a mandar sua arte pra nós! O Email é project.hayao@gmail.com e lembrando, que as artes passaram por uma avaliação e depois serão postadas junto com um link dos artistas.

 

O projeto pode ser visto no Tumblr: Miyazaki Offspring e no Behance: Hayao Miyazaki Offspring.    

 

Autores das Artes (da esquerda para a direita) : André Toma e Ayumi ,  Eduardo Damasceno, Tárkio Paulino,  Vitor Cafaggi , Lu Cafaggi , Rodrigo Pascoal,  Douglas Azevedo Rogerio, Julio Almeida.   

 

__________________________

Em nome de toda a Equipe do Quadro a Quadro agradeço imensamente ao Vencys Lao por toda atenção e pela simpatia