Neste road movie incomum, uma neta cumpre o último desejo da avó e atravessa o México para enterrá-la em sua cidade natal.

Às vésperas de completar trinta anos, tudo o que Guadalupe quer é esquecer seu trabalho no sebo de Minerva, seu tio travesti. É ela quem pilota um furgão velho pela Cidade do México, apanhando coleções de livros que Minerva arremata por poucos pesos de famílias enlutadas. O símbolo da Minerva Libros é uma coruja, mas bem podia ser um abutre, um abutre com lantejoulas. 

Em seu aniversário, Guadalupe só quer sair para beber e dançar com amigos. Mas um telefonema muda seus planos. No meio do pior engarrafamento do ano — ela aproveita engarrafamentos para ler os clássicos —, fica sabendo que a avó, Elvira, uma velhinha intrépida, morreu ao chocar sua scooter com uma banca de tacos sobre duas rodas. 
 
Como Guadalupe tem o furgão, ela é a única que pode cumprir o último desejo da avó: um enterro com banda de música em Oaxaca, onde nasceu. Guadalupe embarca com Minerva e sua inseparável poodle, mais o caixão, rumo à cidade. No caminho, contrariando a opinião de Guadalupe, Minerva dá carona a um exótico rapaz, que se diz guatemalteco, e os problemas começam.
 
Neste road movie regado a mitologia asteca e cogumelos mágicos, a poeta Angélica Freitas e o quadrinista Odyr narram a divertida — e por vezes assustadora — história dessa viagem. Uma aventura inusitada 
ao coração do México, onde um embate contra as forças do mal é tudo menos o que parece ser.
 
Sobre os autores:

Angélica Freitas nasceu em 1973, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Publicou, entre outros, o premiado volume de poesias Rilke shake, além do recente Um útero é do tamanho de um punho, ambos pela Cosac Naify. Suas obras já foram traduzidas na Argentina, Espanha, México, Estados Unidos, Alemanha e França.

Odyr nasceu em 1967, também em Pelotas. É editor, quadrinista e artista gráfico. Com S. Lobo, lançou a graphic novel Copacabana (desiderata, 2009), indicada ao prêmio HQ Mix. Seus quadrinhos foram publicados nas revistas Sexy, Trip, Mosh, Graffitti, Revista do Globo e nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo.
 
 
 
Serviço:
Guadalupe
Autores: Angélica Freitas e Odyr
Páginas: 120
Formato: 19,5 x 27,5 cm
Reço: R$ 32,00

 

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...