A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, Posto 5, vai ter um final de semana agitado nos dias 14 e 15, com debate sobre super-heróis no sábado; lançamento coletivo com bate-papo e uma nova exposição no domingo, a partir das 17h com entrada gratuita.

No sábado, participam a jornalista Gabriela Franco, o roteirista e desenhista Emílio Baraçal e Marco Aurélio Fernandes, do coletivo da Santos Comic Expo, para discutir os rumos dos gibis de super-heróis, com lançamento do encadernado especial de Anarquia, com os 12233423_138035223222903_564744348_nquatro primeiros números da revista de mesmo nome da Supernova Produções. Este evento tem o apoio do HP Geek Bar e do site Minas Nerds.

Gabriela Franco é jornalista e cineasta, especializada em cultura pop e colaboradora de revistas como Mundo dos Super-heróis e Mundo Nerd. Também atua em sites como Judão, por exemplo> Criadora, também, do Minas Nerds (www.minasnerds.com.br), um grupo que quer maior representatividade para as mulheres no universo nerd.

O santista Emílio Baraçal é um veterano dos quadrinhos, escrevendo roteiros desde 1996. Hoje é chief creative officer da SupernovaProduções, onde roteiriza as histórias da personagem Anarquia, mas já fez de tudo um pouco como dar aulas de quadrinhos e roteirização até escrever para sites de cultura pop.

Marco Aurélio Fernandes integra o grupo responsável pelo maior sucesso dos últimos anos em Santos em relação à cultura pop: a Santos Comic Expo, que já vai para a sua 4ª edição em outubro deste ano e que, em 2015, arrastou mais de 4 mil pessoas para o vão do Teatro Municipal Braz Cubas.

 

Domingo

No domingo, o bate-papo é com Germana Viana, autora de “Lizzie Bordelo e as piratas do espaço”, além de André Farias, Rogério Lizzie_Bordello_2Saladino e Paulo César Santos, que integram o coletivo CBGibi, junto com André Freitas. Neste encontro participam todos, menos Freitas, autor da saga de Ozman, o vampiro cuja não-vida flui ao ritmo do rock’n’roll.

Germana Viana é a desenhista e autora de Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço, a série de ficção científica bagaceira que não respeita nem o tempo e nem o espaço. Atualmente, está escrevendo e desenhando As Empoderadas, título de super-heroínas para o selo Pagu Comics, da Social Comics.

Paulo César Santos é o desenhista que mostrou uma nova visão sangrenta e visceral para os vampiros do nosso mundo moderno em Draconian, junto com o roteirista André Farias.

No domingo também será aberta a nova exposição da Gibiteca: o trabalho da fanzineira e ilustradora Thina Curtis, que estará presente para conversar com os participantes a partir das 16h. A expo Café Ilustrado é assinada em conjunto com Fabi Menassi e traz ilustrações em preto e branco sobre poesias que têm o café como tema.

Todos os eventos de domingo também contam com o apoio cultural do HP Geek Bar. A Gibiteca é um equipamento da SECULT, Secretaria Municipal de Cultura e fica no Posto 5, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, no Boqueirão, em Santos. Funciona de segunda à sexta-feira das 9h às 19h e, aos sábados e domingos, das 9h às 13h, exceto em dias de eventos. Mais informações pelo telefone 32881300.

 

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.