Este ano a Gibiteca de Santos concorre ao Prêmio Angelo Agostini .Embora não exista uma categoria própria nessas premiações, os responsáveis pela Gibiteca de Santos pleiteiam que tal categoria seja criada, pois entendem que espaços como estes sejam o marco zero na formação do leitor e pontos irradiadores de atividades relacionadas às HQs. O objetivo é que existam gibitecas em todas as cidades do País e principalmente, que elas sejam que depósitos de gibitecagibis, se tornem pólos responsáveis pela formação de público, iniciação e aperfeiçoamento de técnicas da 9ª arte e principalmente um ponto de encontro de quem lê com que faz quadrinhos.

Fábio Tatsubô, que organiza a agenda da Gibiteca, me disse o seguinte:

A Gibiteca de Santos funciona todos os dias da semana, realizamos mais de 110 atividades em 2014, 70 em 2013, quando a média era 18 por ano. Consolidamos uma gestão fundamentada em seis eixos:
– formação de público (visitas escolares, contação de histórias, lançamentos de revistas educativas e da literatura infantil);
– preservação da memória gráfica (acervo com raridades e exposições especiais dos pioneiros)
– iniciação e aperfeiçoamento (oficinas e workshops);
– valorização do artista regional (exposições e publicações oficiais);
– troca de informações (bate papo, debates e lançamentos com nomes consagrados da HQ nacional);
– interação com artes relacionadas (cultura pop japonesa , Geek e RPG). 

Concorremos ao prêmio Jayme Cortez na categoria de contribuição ao quadrinho nacional e a premiação vai ajudar a levantar a questão da importância das gibitecas para a formação de público e principalmente, mostrar a força e o potencial dos cartunistas e quadrinistas de nossa região.
(Contribuiram Gazy Andraus e Fábio Tatsubô – Obrigada!)
 
Votem na página do evento, afinal, a Gibiteca de Santos é uma referência nacional e internacional na divulgação de HQs e formação de público leitor.
http://aqcsp.blogspot.com.br/p/blog-page_11.html
 
Para conhecer os concorrentes das outras categorias, acessem este link:
http://aqcsp.blogspot.com.br/2014/12/31-trofeu-angelo-agostini-votacao-ja.html
.

 

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.