Como uma nova alternativa para a publicação, a autora Gisele Henriques aderiu ao site de streaming de quadrinhos Social Comics, e disponibilizou na plataforma uma coletânea de tiras de seu personagem Gato Coió, criado em 1997. "Minhas tiras falam sobre humanos e gatos viciados em games e internet, então o Social Comics acaba sendo um lugar perfeito para a publicação, pois me identifico com a proposta tecnológica", ressalta Gisele. 

coiotira137jpeg
Gisele Henriques já publicou seu Gato Coió em pequenos jornais, coletâneas de livros, sites de quadrinhos e até pelas redes sociais, porém tem esperança no aplicativo: "por se tratar de um público assinante, torna-se mais fácil a fidelização, por isso já estou criando um novo número da revista virtual. A primeira publiquei como um teste, e é uma coletânea com 40 tiras antigas, que mostram a evolução do personagem. O próximo trabalho deverá ser mais atual."
O Social Comics está no ar desde o dia 31 de agosto, e possui um sistema onde o usuário adere a uma mensalidade de R$ 19,90 e poderá ter acesso a mais de 800 títulos de autores nacionais e internacionais. A empresa segue o exemplo de sucesso dos aplicativos de vídeo, como o Netflix. O usuário precisa apenas fazer um rápido cadastro com pagamento através do cartão de crédito e baixar o software, em celulares ou tablets Android e iOS. Também há uma versão para acesso em computadores.

tira001
Com espaços cada vez mais reduzidos nas tradicionais publicações impressas, a busca por divulgação de novos personagens conta com  a Internet como uma forte aliada aos artistas que buscam sucesso através dos quadrinhos. O meio não é útil somente para a hospedagem de sites e divulgação nas redes sociais, mas também possibilita o surgimento de aplicativos, baixados em tablets e smartphones. Além da portabilidade, o formato também tem custo reduzido, pois não há custos como frete e impressão.
Maiores informações:
Social Comics: www.socialcomics.com.br
Gato Coió: www.gatocoio.com

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.