► Por Hunter (Pedro Bouça)*

 

 

Notícia muito triste, morreu o desenhista Jean Tabary, famoso autor de Iznogud (em parceria com o grande René Goscinny). Ele tinha 81 anos.

Talvez a série mais engraçada de Goscinny (o que não é pouca coisa!), Iznogud mostra mostra as peripécias do grãovizir homônimo, cujo sonho, muitas vezes manifestado na série, é "ser califa no lugar do califa". Ele gerou uma excelente adaptação animada que chegou a ser exibida no Brasil.

Mas Tabary não viveu apenas disso. Antes de conhecer Goscinny ele teve uma série de sucesso na revista Vaillant (semanário infanto-juvenil do Partido Comunista francês, antecessor da Pif), Totoche, que mostrava as aventuras de uma turma de garotos, que chegou até a gerar um spin-off (algo MUITO raro naquele tempo!), Corinne & Jeannot, que mostra o "casal" disfuncional de Jeannot, um garoto meio estúpido e completamente apaixonado, e Corinne, a garota que aproveita-se da paixão cega de Jeannot para lhe aprontar mil e uma coisas.

Todo mundo já conheceu casais assim, creio eu.

De qualquer modo, Iznogud foi, justificadamente, seu maior sucesso. Após a morte de Goscinny, Tabary montou, como os outros ex-parceiros do argumentista, sua própria editora, que dura até hoje (ao contrário das outras editoras dos antigos parceiros de Goscinny!) e continua publicando o personagem, atualmente escrito e desenhado por seus filhos. Consciente de suas limitações, Tabary soube sobreviver à morte de Goscinny usando o expediente de trocar as narrativas curtas por histórias longas, na qual podia desenvolver o personagem sem precisar inventar conceitos novos a cada meia dúzia de páginas, como fazia o genial escritor. Isso permitiu a Iznogud sobreviver a perda do seu argumentista, embora infelizmente nunca tenha sido um campeão de vendas.

Fonte: ActuaBD.

 

_______________

* Hunter (Pedro Bouça) é o criador da lista Euroquadrinhos:

http://br.groups.yahoo.com/group/EuroQuadrinhos/

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...