A gente, aqui no Quadro a Quadro, critica quando alguma coisa não cai muito bem, mas temos que elogiar quando vemos um trabalho legal sendo feito e, sem jabá, é o caso da RV Cultura e Arte, comic shop localizada em Salvador/BA. A loja sedia anualmente, desde 2007, o 24 de Quadrinhos, produziram a elogiada HQ São Jorge da Mata Escura, levaram a Salvador no último sábado o Rafael Coutinho e agora estão levando os ganhadores do Prêmio Eisner, Fábio Moon e Gabriel Bá para lançar o álbum Daytripper na capital baiana.

E já que Salvador vai estar lotada de quadrinistas por causa do Festival Anual de Quadrinhos, por quê não reunir uma galera no mesmo espaço? E é o que vai acontecer neste sábado, a partir das 17:00 horas. Além do lançamento de Daytripper, com a presença dos autores, vários outros quadrinistas vão estar presentes, autografando suas obras e conversando com os leitores.

Confira a lista de chamada:

Fábio Moon e Gabriel Bá: se você ouvir falar de "Os Gêmeos", estão falando desses caras. Autores da série 10 Pãezinhos que estreou como fanzines e depois foi transformada em álbuns, além de diversas outras obras, como Mesa para Dois, Crítica e Rock in Roll. Também fizeram parte das antologias Pixu, Bang Bang e da vencedora do Eisner, 5.  Bá, ao lado de Gerard Way também é co-autor da série Umbrella Academy. Eles vão a Salvador divulgar o megapremiado Daytripper, vencedor – até agora – dos prêmios Eisner, Harvey e Eagle. Imperdível!

Rafael Grampá: quadrinista, animador e designer tamabém foi um dos participantes da antologia 5, ganhadora do Prêmio Eisner em 2008. No mesmo ano lançou no Brasil e nos EUA a elogiada graphic novel Mesmo Delivery, pela qual ganhou o Trófeu HQ Mix nas categorias Melhor Desenhista Nacional e Melhor Edição Especial Nacional. Também é autor de uma HQ curta do Wolverine, publicada pela Marvel Comics em Strange Tales II. Atualmente trabalha na minisséria Furry Water, para a Dark Horse Comics.

Gustavo Durte: quadrinista e chargista, lançou sua primeira HQ solo em 2009, chamada simplesmente de Có!, com um traço firme e com roteiro divertido, impactante e sem diálogos. Foi um sucesso imediato de público e crítica, vencendo o HQ Mix nas categorias Publicação Independente Edição Única e Desenhista Revelação. Com a mesma fórmula, lançou dois outros títulos: Taxi (vencedora do HQMix nas categorias Melhor Caricaturista e Melhor Edição Única) e Birds, que vai ser lançado em Salvador durante a Feira.

Flávio Luiz: autor das tirinhas Rota 66 e da série Jayne Mastodonte, pela qual venceu o Trofeu HQMix de melhor revista independente em 2000. Lançou também o O Messias em parceria com Gonçalo Júnior, mas os trabalhos que o consagrou definitivamente foram os álbuns Aú, o Capoerista (2008) e O Cabra (2010), um quadrinho "cordel pós-apocalítico" com desenhos  e formato tablóide, vencedor do Troféu HQMix deste ano.

André Dahmer: dono de um humor politicamente incorreto é autor das tiras Malvados e dos livros O Livro Negro de André Dahmer, Malvados e A Cabeça é a Ilha. Colaborou nos jornais Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, nas revistas Sexy Premium, Piauí, Caros Amigos e no Portal G1.

Mário Cau: autor da série Pieces, com histórias curtas e sem personagens fixos. Em 2010, publicou em conjunto com a Balão Editorial a edição especial NÓS – Dream Sequence Revisited, que traz compilado seu trabalho de conclusão de curso, em forma de uma História em Quadrinhos sem texto. Já publicou quadrinhos em revistas e coletâneas nacionais e internacionais, dentre elas,  Café Espacial e Nanquim Descartável.

André Leal: desenhista baiano conhecido internacionalmente, nos quadrinhos se destacou por várias HQ's publicadas nas antologias da revista Front. Foi principal responsável pela arte do álbum São Jorge da Mata Escura, lançado recentemente. Na internet publica as tiras da sua personagem Patricia Carla.

Marcello Fontana: roteirista mineiro radicado na Bahia participou da antologia Acrobata HQ (2007) e Lado B (2008). Colaborou ainda com a revista portuguesa MACA e com o Jornal A Tarde. Lançou este ano o álbum São Jorge da Mata Escura, em parceria com André Leal, Antônio Cedraz, Naara Nascimento. Atualmente roteiriza e produz a webcomic Never Die Club, ilustrada por Thony Silas.

Serviço:

O quê: Feira de Autores com os quadrinistas Fábio Moon, Gabriel Bá, Rafael Grampá, Gustavo Duarte, Flávio Luiz, André Dahmer, Mário Cau e Marcello Fontana

Onde: RV Cultura e Arte – Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho, Salvador, Bahia.

Quando: Dia 08 de outubro às 17 horas.

Quanto: Entrada gratuita e venda das obras dos autores participantes com descontos.

Coincidência ou não a cena acima, retirada de Daytripper 08, se passa em Salvador, justamente no bairro do Rio Vermelho, onde vai ser feito o lançamento.

— Não gosta de falar sobre si mesmo, mas a sua orelha queima quando estão falando dele.