A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, Posto 5, abre neste dia 1º, uma exposição com desenhos homenageando o anime Naruto, toda feita pelos alunos do curso de mangá da SECULT, Secretaria de Cultura de Santos, a partir das 17h, com entrada gratuita.

            Com duração de três anos, o curso foi idealizado pelo desenhista e professor Leandro Henrique Altafim e tem aulas todas as quartas-feiras na Gibiteca, além das aulas no Centro de Cultura Patrícia Galvão.

            Altafim é formado em Produção Multimídia mas começou a desenhar ainda criança. Com a influência de muitos videogames do começo dos anos 90, conheceu alguns seriados e animações japonesas, os animes, como Cavaleiros do Zodíaco.Altafim2

            Criou o mangá Shadday, em parceria com o desenhista Denis Dym, e participou de um concurso mundial de mangás feito pela editora japonesa Kodansha justamente com sua criação. A expo Naruto fica aberta somente até o dia 12 e pode ser visitada durante o horário de funcionamento normal da Gibiteca.

          

Décimo baú da Gibiteca de Santos vai para o Caruara

A Gibiteca Municipal de Santos “Marcel Rodrigues Paes” – Posto 5 disponibiliza, neste dia 1º, mais um baú de revistas em quadrinhos, desta vez com doações de gibis para a biblioteca Plínio Marcos, no Caruara, área continental da cidade. Com este novo baú, já são dez os enviados para o incentivo à leitura desde o início do projeto.

            O baú vai acrescentar ao acervo da biblioteca, que já tem mais de 4 mil publicações, cerca de 250 gibis, divididos entre infantis (Disney e Turma da Mônica), para crianças alfabetizadas ou em processo de alfabetização; Comics (super-heróis) e Mangás (quadrinhos japoneses) para adolescentes e adultos. Todas as revistas são resultado das doações recebidas na Gibiteca de Santos.

            A Gibiteca vem usando os baús para estimular a leitura de histórias em quadrinhos, como recomendado, inclusive, pelo Ministério da Educação (MEC) nos seus Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

             Desde que começou este projeto, a Gibiteca já enviou nove baús: dois para o Caruara, na área continental da cidade, três para a Zona Noroeste, dois para o projeto Leia Santos, um para a UME Lourdes Ortiz e um para o Morro São Bento. Todos os gibis que constam do baú passam a fazer parte do acervo das comunidades, bibliotecas e projetos contemplados.

baú

A Gibiteca é um dos equipamentos da SECULT, Secretaria Municipal de Cultura, e fica na avenida da praia, no posto 5, bem em frente à rua Osvaldo Cruz, no Boqueirão. Funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h e das 9h às 13h aos sábados e domingos, com exceção dos dias de eventos. Mais informações pelo telefone 32881300.

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.