24/04 – sexta-feira – PINACOTECA BENEDITO CALIXTO – SANTOS

Exposição “Uma Ovelha Negra na Cultura Midiática” faz um passeio pela história da imprensa alternativa na época da Ditadura que teve como um dos maiores representantes o jornal Ovelha Negra.

O trabalho é resultado da pesquisa do professor e artista Osvaldo da Costa para seu mestrado e que gerou um livro de mesmo nome com previsão de lançamento no início de junho e com financiamento levantado no Kickante (crowdfunding).

A exposição acontece na Pinacoteca Benedito Calixto e a entrada é franca.

 

25/04 – Sábado – 16:00 –  LOJA GEEK – CONJUNTO NACIONAL – SÃO PAULO

Aniversário da Loja Geek da Livraria Cultura com lançamentos da editora Draco:GEEK
Os quadrinhos Apagão: Cidade sem lei/luz e Quack – Patadas Voadoras serão lançados no próximo sábado para comemorar o aniversário de 3 anos da Geek.etc.br, da Livraria Cultura. Além deles, os autores de Terra Morta – A obsessão de Vitória e Apagão Extra: Ligação Direta também estarão autografando.

Presença garantida: Raphael Fernandes, Camaleão Caricaturas, Carlos "Kaji Pato" Antunes, Victor Freundt e Tiago Toy!

Será o lançamento oficial da coleção Contraversão e o começo da entrega das recompensas dos colaboradores do Catarse que financiaram com Apagão.
(informações extraídas da página do evento: https://www.facebook.com/events/1425314741108792/)

Mais informações: https://madmimi.com/s/996426

1618707_10204067461667776_5723909382087935327_n

25/04 – Sábado – 16:00 – BIBLIOTECA NAIR LACERDA –  SANTO ANDRÉ

Comemoração de 4 anos da Fanzinada sob a direção da Dona Fanzine Thina Curtis.

O evento contará com exposições de Fanzines, Publicações Independentes, Ilustrações
Lançamento,venda e troca de Fanzines . Haverá também debate sobre Publicações com Fanzineiros, Quadrinistas e Escritores.
Participação Especial do Sarau Movimento Aliança da Praça – M.A.P.

Além dos Fanzines da Thina que já é super parceira do Quadro-a-Quadro, os presentes poderão conferir o trabalho da Danielle Barros Fortuna – Simbilante.

Danielle é IV Sacerdotisa da Aurora Pós-Humana, poetisa, desenhista e fanzineira. Bióloga de formação, mestre em Ciências e Doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ). Criou os fanzines Abismos do Lobo (2013), Sibilante Grimoirezine Poético Filosófico (2014), HQcrônicas e Sagrado Femizine (2015).

Simbilante

 

26/04 – Domingo – 17:00 – GIBITECA DE SANTOS NA ESTAÇÃO DA CIDADANIA

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes – Posto 5 e a SECULT fazem neste domingo (26) um lançamento coletivo de HQs independentes. O evento acontece na Estação da Cidadania a partir das 17h, com entrada gratuita. Participam Artur Fujita (Escrevendo com o lado esquerdo do fígado), Julia Bax (Remy e Pink Daiquiri) e Davi Calil (Pintura relâmpago e Surubotron), todos da Dead Hamster Comics, além de Éder Messias (zine Pandora) e Junior Cortizo (A tribo).

Artur Fujita é ilustrador e atua em diferentes áreas como livros didáticos e paradidáticos, revistas, criação de personagens para empresas, criação de cenários para animação e produção de HQs. Tem trabalhos publicados em livros e revistas de editoras como Moderna, Saraiva, Fisk, Richmond e Abril. Dá aulas de ilustração digital na Quanta Academia de Artes desde 2002.

Julia Bax é ilustradora de livros e histórias em quadrinhos. Trabalhou por um tempo para o mercado americano de quadrinhos (Marvel, Devil's Due, Boom) e ilustrou livros e revistas para as maiores editoras do Brasil. Durante 2 anos publicou uma tirinha mensal no caderno Folhateen da Folha de S.Paulo.

Ilustrador, quadrinista, designer de personagens e professor de pintura, Davi Calil já publicou em diversas revistas, livros e jornais. Quadrinista, publicou suas páginas pela primeira vez em 2007 na revista independente Kush! da Letônia. Fez uma história curta do personagem Jotalhão para o álbum MSP+50. Junto com Roger Cruz, lançou Quaisqualigundum, em homenagem a Adoniran Barbosa. Calil também é professor do curso "Pintura Relâmpago" na Quanta Academia de Artes.

Éder Messias se diz um eterno curioso no ramo da arte em geral. É professor de desenho, caricaturista, comic penciller, mangaká e cartunista. Em 2013 teve sua primeira publicação internacional com a HQ norte-americana "Assassin and Son", seguida por uma série de outras pequenas participações em editoras americanas, russa e indiana. Criou mais de 700 personagens e mais de 200 roteiros com gêneros inteiramente diferenciados.  

José Cortizo Junior nasceu em São Paulo em 1973. Trabalhou com publicidade, mas há uns oito anos se considera ilustrador. Junto com alguns amigos criou os personagens embriões da sua HQ A Tribo, inspirada no universo dos super-heróis.

A Estação da Cidadania fica na Av. Ana Costa, 340, dentro do estacionamento do supermercado Extra.

 

gibiteca extra

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.