Um dos eventos que tem consolidado a inserção de pesquisas envoveldo histórias em quadrinhos nas universidades, o Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, está criando ramificações: em agosto acontecerá a primeira edição do Jornadas Temáticas de Histórias em Quadrinhos. Segundo a primeira circular, o evento 

tem como objetivo discutir assuntos contemporâneos referentes às histórias em quadrinhos. A proposta é ter um tema a cada encontro. O congresso acadêmico permitirá aprofundar tais temáticas, ao mesmo tempo em que gerará respostas sobre elas.

Para esta primeira edição, foi escolhido como tema as adaptações literárias em quadrinhos e o envio de resumos poderá ser feito até o dia 9 de junho.

LogoJornadaTematica

O encontro será realizado nos dias 5 e 6 de agosto na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo em Guarulhos/SP.

Para mais informações sobre inscrições e programação, basta acessar o site do evento no link a seguir: www2.eca.usp.br/jornadaquadrinhos/

— Adalton nasceu no último dia de uma lua cheia, mas acha que isso não tem nenhuma relação com a sua vida; começou comprando quadrinhos por puro modismo - uma edição da Turma da Mônica parodiando Jurassic Park; sua primeira compra consciente foi a edição nº 01 de Batman: A queda do Morcego, ainda formatinho. Acredita que irá terminar a graduação em Letras antes da catástrofe de 2012 e daqui até lá está estudando parte das traduções intersemióticas das peças de Shakespeare já produzidas. E nos interlúdios, tenta produzir roteiros a partir idéias rabiscadas em antigos pedaços de papel.