E não é o DIA do Quadrinho Nacional. É a SEMANA do Quadrinho Nacional.

Explicando um pouco as coisas: você ouviu falar de um personagem chamado Ken Parker? Não, não é nenhum parente do Homem-Aranha.

Brincadeiras à parte, todo fã de quadrinhos já ouviu falar do personagem, mas a verdade é que poucos já leram suas histórias. Muitos o identificam com Tex e talvez não por acaso, afinal ambos são astros de faroestes italianos e os autores de Ken Parker, Berardi e Milazzo, transitam com frequência pelos títulos da editora que publica Tex, a Bonelli. O próprio Ken Parker já foi editado por lá.

Mas as diferenças entre os dois títulos também são notórias. As aventuras de Ken Parker são muito mais elaboradas e infinitamente mais densas do que as do seu compatriota e por sua vez vendem muito menos. Para se ter uma ideia, as tiragens de Tex no Brasil têm, muitas vezes, quatro zeros, enquanto o último Ken Parker lançado aqui (Um Hálito de Gelo, pela Editora Cluq) teve uma tiragem de meros 300 exemplares.

Decisões editoriais erradas? Leitores de faroeste não gostam de histórias mais elaboradas? Leitores de outros gêneros de quadrinhos empinam o nariz para o faroeste? Vai saber!

O fato é que foi nesse cenário que os amigos Lucas Pimenta e João Gulherme criaram em 2008 o Ken Parker Blog como um espaço de divulgação desse verdadeiro cult do faroeste spaguetti em quadrinhos.

Em 2009 Lucas queria comemorar o dia dos quadrinhos nacionais (30 de janeiro, você sabia, não sabia?). Mas como fazer isso em um blog sobre um caubói americano criado por italianos? Foi daí que veio a ideia da Semana do Quadrinho Nacional, convidando artistas a fazerem ilustrações de personagens dos quadrinhos brasileiros ao lado de Ken Parker.

Na Semana deste ano já estão postadas artes de grandes nomes da HQ brasileira como Danilo Beyruth e André Leal. Se você é desenhista e quer participar da festa, ainda dá tempo, mas vai precisar se apressar. Basta mandar deu desenho para o email: kenparker.blog@gmail.com

Confira abaixo algumas das feras que já participaram na Semana do Quadrinho Nacional:

Danilo Beyruth André Leal Adauto Silva Flávio Luiz Otoniel Oliveira Fred Macêdo
— Não gosta de falar sobre si mesmo, mas a sua orelha queima quando estão falando dele.