Alguns meses atrás tivemos o privilégio de postar na íntegra a dissertação de mestrado de Thiago Modenesi, sob o título Educação para abolição: Charges e Histórias em Quadrinhos no Segundo Reinado.

Além disso, tivemos também o prazer de conversar com Thiago, e descobrir um pouco mais sobre o trabalho, em uma entrevista exclusiva.

Agora temos o prazer de anunciar que o autor expandiu ainda mais sua contribuição aos estudos sobre a nona arte publicando um livro sobre seu trabalho. Educação para abolição sai pela Editora Universitária da UFPE, custando R$25 (já com os custos de envio) e pode ser encomendado para qualquer região do país, pelo próprio email do autor: thiagomodenesi@hotmail.com.

Segue a sinopse da obra:

"As charges e histórias em quadrinhos de Angelo Agostini foram parte da nossa história, em particular do fim da escravidão no Brasil. É o que nos mostra o livro Educação para Abolição: charges e histórias em quadrinhos no Segundo Reinado. A publicação é de autoria do doutorando em educação e professor universitário Thiago Modenesi que nela analisa e demonstra como as ilustrações de Agostini foram parte de um dos principais movimentos que deu origem ao regime republicano brasileiro.

Capture1

O livro Educação para Abolição: charges e histórias em quadrinhos no Segundo Reinado é uma adaptação da tese de mestrado de Thiago Modenesi para o formato livro, o mesmo inova ao enxergar nos quadrinhos de Agostini um meio de educar os menos alfabetizados e, até mesmo, analfabetos da época."

Capture2

Parabéns Thiago! Continue sempre contribuindo para a informação e a educação da população brasileira, e continue sempre mandando boas notícias como essa para o Quadro a Quadro!

 

— Guido queria ser um personagem de histórias em quadrinho. Depois de ler Will Eisner se contenta em ser um personagem de uma história sem quadros.