Personagem constante da série Mitos Recriados em Quadrinhos da Editora Nemo, criada pelo roteirista Wellington Srbek e pelo desenhista Will, o Professor Lobato volta à ativa e nos conta, em Das Areias do Tempo, qual seria a origem dos textos escritos e que magia guardam os livros.

“Vovô, pra que tanto livro?”, pergunta a neta ao Professor, enquanto aponta para uma estante repleta de livros. É a partir dessa pergunta da menina que todo um novo mundo se descortina. O avô explica então que os antigos egípcios acreditavam que a escrita tinha sido um presente dos deuses. Entre eles, surgem nas palavras do Professor: “Anúbis, um deus com temperamento muito sério e a cabeça de um chacal; Bastet, a deusa com cabeça de gata, guardiã dos tesouros e mistérios; Taueret, uma senhorona com cabeça de hipopótamo, protetora das grávidas; Sobek, o deus com cabeça de crocodilo, guardião do Nilo, o grande rio do Egito; e Toth, deus da magia e do conhecimento, uma figura elegante, com cabeça de ave íbis, que está sempre escrevendo algo numa folha de papiro”. Segundo o mito narrado pelo personagem, teria sido Toth quem deu a escrita de presente à humanidade, e também quem escreveu o livro em que ficou registrada a história do mundo. 

Através de um texto poeticamente trabalhado, os leitores passam a partilhar do conhecimento que o Professor Lobato revela para a neta, sobre os deuses do Egito antigo e um de seus principais mitos de criação. Com páginas ricas em cores e jogos de luz, além de instigar a imaginação das crianças e jovens leitores, a HQ explica a importância dos livros para a humanidade e seu papel em registrar como as pessoas de outros tempos e outras culturas pensavam e interpretavam o mundo. 

A série Mitos Recriados em Quadrinhos já conta com dois títulos: Ciranda Coraci, que narra a história da criação do mundo segundo as mitologias indígenas brasileiras, e O Senhor das Histórias, que nos apresenta Anansi, um velho tecedor de uma tribo africana, que sabia como ninguém tecer com fios e com palavras. 

Sobre o roteirista – Nasceu em Belo Horizonte em 1974, é formado em História, mestre e doutor em Educação pela UFMG. Pesquisador e professor de quadrinhos, recebeu os principais prêmios nacionais como roteirista e editor de HQs. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão o álbumEstórias Gerais e o personagem Solar. Pela série Mitos Recriados em Quadrinhos da Editora Nemo, ele já lançou Ciranda Coraci e O Senhor das Histórias.

Sobre o desenhista – Will nasceu na cidade de São Paulo em 1961. É ilustrador, designer gráfico e quadrinista. Ganhou três troféus HQ Mix, sendo o mais recente com o álbum O Louco, a Caixa e o Homem. Entre suas principais criações estão os personagens Sideralman e Demetrius Dante. Pela Editora Nemo, desenhou a adaptação de 20.000 Léguas Submarinas e os álbuns Ciranda Coraci e O Senhor das Histórias, da série Mitos Recriados em Quadrinhos

Serviço:

TítuloDas Areias do Tempo
Roteiro: Wellington Srbek
Desenhos: Will
Número de páginas: 24
Formato: 20 x 28 cm
Preço: R$ 19,00
SérieMitos Recriados em Quadrinhos

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...