Os amantes da ficção científica e dos quadrinhos terão neste final de ano motivo para comemorar, com o lançamento de O Coronel, criado pela dupla de quadrinistas brasileiros Osmarco Valladão e Manoel Magalhães. Em um cenário que mescla o infinito do espaço com suas naves estrelares e planetas inóspitos, incrementado com muitas explosões, ação e um toque de suspense, esta HQ marca a expansão de autores nacionais no catálogo da Editora Nemo, com uma surpreendente história que levará o leitor em uma viagem por temas clássicos da ficção científica.

O sistema solar Gamma é o território de uma longínqua e violenta guerra, e uma nova tecnologia está sendo criada para que o exército Gorthiano possa vencê-la de uma vez por todas. Trata-se de uma arma que contém uma consciência artificial e a patente de coronel, que orienta o soldado que a carrega, por meio de ordens, incentivos e informações calculadas, que variam desde a distância até a quantidade de possíveis elementos ameaçadores. 

Escravizado pela tecnologia, o soldado munido do novo rifle, encarregado de encontrar seu pelotão na terceira lua do planeta Capel, se vê obrigado pela máquina a realizar procedimentos sem questionar. Dez anos após o fim da guerra, uma nave coletora de metais acaba resgatando debaixo do solo o antigo artefato, que reassume sua programação original. Mais uma vez, a arma ordena que seu novo dono tome atitudes inesperadas, com resultados catastróficos. 

Com um roteiro inteligente e ilustrações coloridas que não economizam em detalhes, movimentos e jogos de luz, este álbum se debruça em temas clássicos da ficção científica para questionar a natureza humana, em seus dramas, falhas e virtudes, como os próprios autores a definem: “uma fábula sobre pais e filhos, deveres e opções, disfarçada como uma peça quadrinizada de ficção científica militar”. 

Sobre a dupla de criação – Osmarco e Manoel também são autores das graphic novels The Long Yesterday (Comic Store) e O Instituto (Aeroplano). Os dois ainda planejam um álbum sobre o explorador Percy Fawcett, desaparecido no Brasil em 1925.

TítuloO Coronel
Autores: Osmarco Valladão e Manoel Magalhães
Número de páginas: 56
Formato: 20 x 28 cm
Preço: R$ 29,00

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...