Dez anos no Teatro União e Olho Vivo ensinaram-me uma porção de coisas…

Assisti centenas de peças, conheci milhares de pessoas que fazem, respiram e pensam teatro, rodei o país em festivais e perdi as contas das apresentações que fizemos em toda a periferia da Grande São Paulo nesta última década.

E aprendi muito. Conheci os textos de Brecht, Ionesco, Miller e os clássicos gregos. De César Vieira, nosso dramaturgo, li todos (inclusive aqueles que nunca foram publicados) e também Guarnieri, Boal e Qorpo Santo.

E Shakespeare, como não poderia deixar de ser.

Só nunca imaginei que minha vida no teatro cruzaria com minha paixão por quadrinhos. Isso é algo que definitivamente eu não esperava.

Mas a vida é um troço engraçado: fiz um blog de quadrinhos, as pessoas acessaram, começaram a curtir o que eu andava postando e de tanto escrecer sobre quadrinhos, acabei convidado a escrever quadrinhos. No caso a adaptação da peça Sonho de Uma Noite de Verão.

O convite partiu do roteirista Wellington Srbek, agora editor da novíssima Editora Nemo.

O traço ficará a cargo do talentosíssimo Wanderson de Souza, conhecido colaborador da Nanquim Descartável.

E como eu já falei demais sobre mim, segue a apresentação oficial da Nemo:

 

Quadrinhos: a nova aposta do Grupo Editorial Autêntica

 

Editora NEMO reúne nomes mundialmente consagrados e grandes talentos brasileiros das HQs.

Após a ampliação de seu escritório em São Paulo e da equipe que vai trabalhar exclusivamente com a Editora Gutenberg, o Grupo Editorial Autêntica parte, em 2011, para uma nova empreitada: os quadrinhos. E para abarcar as obras dessa fascinante forma de arte, chega ao mercado a Editora NEMO, que lançará seus primeiros títulos no mês de julho. A proposta da nova marca é reunir nomes consagrados das HQs e autores brasileiros contemporâneos, valorizando essa linguagem artística repleta de preciosidades. Entre os autores que vão compor nosso catálogo, estão os consagrados Jean Giraud, francês conhecido internacionalmente pelo pseudônimo Moebius, e o italiano Hugo Pratt, autor do clássico personagem Corto Maltese, além de vários talentos dos quadrinhos brasileiros.

Com a coordenação de Wellington Srbek, roteirista, editor e pesquisador de quadrinhos, a Editora NEMO publicará suas obras no formato álbum. “Optamos inicialmente pelo formato conhecido na Europa e no Brasil como álbum, que nos Estados Unidos é chamado de graphic novel. Publicados nos tamanhos 20 cm x 28 cm ou 24 cm x 32 cm, os álbuns da NEMO primam pela qualidade artística, reunindo nomes consagrados das HQs e também talentos surgidos no mercado brasileiro. Aliás, uma marca registrada de nossa editora de quadrinhos é justamente a valorização da produção nacional, com a maioria dos álbuns e coleções sendo produzida por autores nacionais”, explica ele.

Ainda de acordo com Wellington Srbek, as HQs da NEMO serão divididas nas coleções Moebius, História & Quadrinhos, Versão em Quadrinhos e Shakespeare em Quadrinhos, além das séries Corto Maltese e Mitos Recriados em Quadrinhos.

A direção executiva da nova editora ficará a cargo de Arnaud Vin, francês radicado no Brasil há mais de 20 anos. Arnaud é também o responsável pelo desenvolvimento das versões digitais dos títulos da nova editora, que serão disponibilizadas muito em breve para as plataformas iOS (iPhone, iPad) e Android, nas versões português, inglês, espanhol e francês.

Conheça a nova marca do Grupo Editorial Autêntica, Editora NEMO:

logo

Confira as novidades da Editora:

Arzach_capaCOLEÇÃO MOEBIUS: ArzachAutor: Moebius – Finalmente chega ao Brasil uma das HQs mais influentes e revolucionárias da história dos quadrinhos. Neste primeiro volume da Coleção Moebius, publicado com alta qualidade gráfica e no formato europeu original, encontramos todas as histórias clássicas de Arzach e ainda mais.

CIRANDA CORACI (Série Mitos Recriados em Quadrinhos)Autores: Wellington Srbek e Will – A história do herói Coraci (o Sol) e de sua noiva Jaci (a Lua) é recriada numa HQ repleta de cor e movimento. Nas páginas desta Ciranda Coraci, personagens e ambientes, mitos e lendas ganham vida através de um texto poético e belas imagens.

O SENHOR DAS HISTÓRIAS (Série Mitos Recriados em Quadrinhos)Autores: Wellington Srbek e Will – Nas páginas deste álbum, conheça Anansi: O Senhor das Histórias. Em sua companhia, numa fantástica aventura de sabedoria e coragem, descubra a resposta para a pergunta: “de onde vêm as histórias?”

 

CORTO_capaCORTO MALTESE: A JuventudeAutor: Hugo Pratt – Inédita no Brasil, a aventura que mostra Corto Maltese em sua juventude chega com as características da edição europeia, em cores e capa dura. Um álbum perfeito para novos leitores e indispensável para os fãs da obra-prima de Hugo Pratt.

 

DOM CASMURRO de Machado de AssisAutores: Wellington Srbek e José Aguiar – Um dos principais clássicos de nossa literatura ganha Versão em Quadrinhos, numa bela e fiel adaptação produzida por dois autores de destaque das HQs brasileiras.

COLEÇÃO MOEBIUS: Pesadelo Branco & Outras HistóriasAutor: Moebius – Neste segundo volume da Coleção Moebius, encontramos algumas das HQs mais ousadas do gênio francês dos quadrinhos de ficção científica e fantasia.

 

COLEÇÃO SHAKESPEARE EM QUADRINHOS 

 

Os principais clássicos de um dos maiores nomes da literatura internacional ganham a forma de belas HQs produzidas por novos talentos dos quadrinhos brasileiros.

Romeu e Julieta Autores: Marcela Godoy e Roberta Pares
Sonho de uma Noite de Verão Autores: Lillo Parra e Wanderson de Souza
Otelo Autores: Jozz e Akira Sanoki
Hamlet Autores: Wellington Srbek e Alex Shibao
Macbeth; Rei Lear; A Tempestade.

 

COLEÇÃO HISTÓRIA & QUADRINHOS

 

Coleção de álbuns inéditos que narram alguns dos momentos mais marcantes de nossa história.

A Guerra de Palmares; A Luta Contra Canudos.

— morreu num acidente inexplicável na Serra da Cantareira. Antes que seus familiares percebessem, já havia virado um Zumbi. Para aplacar sua fome por cérebros humanos, passa as noites escrevendo no Gibi Rasgado. Seus amigos, com medo de seu apetite insaciável, o convidaram também para escrever no Quadro a Quadro. No momento ele está sob controle.