O mês de julho já pertence a Pernambuco e o seu 2º Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos.

Em setembro será a vez de Brasília com a III Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos, que será realizado dos dias 24 e 25 na UNB. Organizado pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, o evento contará com seis eixos temáticos :

– Memória e subjetividades
– Gênero e sexualidades
– Reportagem, testemunho e relato
– Quadrinhos como expressão pictórica
– Quadrinhos de entretenimento
– Quadrinhos e mercado
 
As inscrições começaram no último dia 15 e o pagamento deverá ser feito no primeiro dia do evento. O prazo final para a submissão de trabalhos é 20 de maio. Para mais informações sobre inscrições e submissão de trabalho, acessem os links a seguir:
 
 
 
E logo no dia seguinte, no dia 26 de setembro, tem inicío o Viñetas SériasSegundo Congreso Internacional sobre Historieta y Humor Gráfico que tem como tema: Narrativas Gráficas: Lenguajes entre El Arte y El Mercado. Para este, o prazo para a submissão de trabalhos foi prorrogado para 21 de abril.
 
 
Vale a pena ressaltar que um dos frutos da I Jornada Intercional de História em Quadrinho, que aconteceu na USP em 2011, foi o acordo entre argentinos e brasileiros no intercâmbio de eventos acadêmicos sobre quadrinhos, onde cada país realizaria um a nível internacional revezando com o outro. 
 
Para mais informações basta acessar a página do evento: vinetasserias.com.ar
 
Enquanto o evento não chega, fique com um trecho da mesa sobre Oesterheld que aconteceu na edição de 2010 do Viñetas.
 

 

[ATUALIZAÇÃO]

E diretamente do ilustre roteirista e acadêmigo Ivan Carlo, mais conhecido como Gian Danton, recebemos a dica de mais um evento com a apresentação de trabalhos acadêmicos sobre quadrinhos. Em Junho, acontecerá o 1º Macapá Gibicon, que, segundo apresentação, tem como proposta:

abrir espaço para novas abordagens no âmbito da pesquisa e compartilhar experiências entre as Faculdades do Amapá para que se possa discutir o papel das HQ’s na cultura em geral, no ensino superior, assim como seu impacto na sociedade e tem, ao mesmo tempo, o objetivo de incentivar o processo de apreciação da leitura de HQs para novos públicos e apresentando aos participantes revistas em quadrinhos, mangás e fanzines.

O evento é organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá e pelo Centro Acadêmico de Letras da mesma instituição e o periodo para a submissão de trabalhos vai de 16 de abril até 30 de maio de 2012. Mais informações no site do evento: macapagibicon.blogspot.com.br

— Adalton nasceu no último dia de uma lua cheia, mas acha que isso não tem nenhuma relação com a sua vida; começou comprando quadrinhos por puro modismo - uma edição da Turma da Mônica parodiando Jurassic Park; sua primeira compra consciente foi a edição nº 01 de Batman: A queda do Morcego, ainda formatinho. Acredita que irá terminar a graduação em Letras antes da catástrofe de 2012 e daqui até lá está estudando parte das traduções intersemióticas das peças de Shakespeare já produzidas. E nos interlúdios, tenta produzir roteiros a partir idéias rabiscadas em antigos pedaços de papel.