Último mês do ano, última coluna de dicas de leitura dos quadrados. Se o mundo não acabar, em 2013 tem mais.

 

 

Edimario

 

 

 

QaQ recomenda

Fantastic Four #573-579 (2010) – Marvel

Jonathan HickmanDale Eaglesham resgatam o que há de melhor na família mais famosa da Marvel. Com uma narrativa digna dos quadrinhos de ficção científica, temos a exploração de fantásticas cidades secretas que vão desde as profundezas das geleiras antárticas até os confins da Zona Negativa. Além disso, uma crise épica no Neomundo e a criação da Fundação Futuro completam a riqueza de elementos que fazem dessa série uma das mais empolgantes da Casa das Ideias. Publicadas no Brasil em Universo Marvel (nova série) #09-14

A Morte de Hércules (2011) – Marvel/Panini

Esta edição reúne os números #138-141 de Incredible Hercules além dos especiais Assault on New Olympus Prologue e Fall of An Avenger. Nela, temos a conclusão da série mensal do Príncipe do Poder onde o semideus grego e sua equipe enfrentam as maquinações de Hera para remodelar o mundo a sua imagem. Um ótimo arco escrito por Greg Pak e Fred Van Lente e com arte de Rodney Buchemi e Ariel Olivetti, com referências ao heroísmo e a eternidade dos grandes personagens ao longo da história. O detalhe negativo é que todas essas edições tiveram em sua versão original histórias extras dos Agentes de Atlas, que foram omitidas pela Panini aqui no Brasil. Mais sobre esse assunto, aqui.

O Cerco (Prólogo e edições #01-04) – Marvel/Panini

Devido a incessante onda de sagas anuais, talvez "O Cerco" tenha sido encarado como mais uma pelo grande público. Mas, diferente das suas antecessoras Guerra Civil e Invasão Secreta, a série não apresenta tanta dependência de leituras extras simultâneas e se resume por ela mesma. Além disso, tem um roteiro bem amarrado por Brian Michael Bendis e primorosamente desenhado por Olivier Coipel. Na trama, originalmente publicada em Siege – The Cabal e Siege #01-04, as maquinações de Norman Osborn e Loki levam o M.A.R.T.E.L.O. a invadir Asgard, mas os deuses nórdicos tem o auxílio do Capitão América e os Vingadores para deter o vilões. Na edição brasileira, temos também as quatro edições de Siege: The Embedded onde o jornalista Ben Urich investiga o que há por trás do evento e o apoio incondicional de alguns membros da imprensa a investida do Patriota de Ferro.

Avengers: Prime #01-05

Logo após o ocorrido no Cerco, chegou a vez do Capitão América, Homem de Ferro e Thor resolverem as suas diferenças em uma aventura pelos nove reinos asgardianos… ou o que restou deles. Escrito por Brian Michael Bendis e com ótima arte de Alan Davis, a mini resgata um pouco do espirito de aventura das velhas histórias da Marvel e também abre passagem para "A Era Heróica". Publicado integralmente no Brasil na edição Avante Vingadores! #048

Para dar uma olhada

Daredevil #505-507

Matt Murdock viaja até o Japão para ter apoio incondicional do Tentáculo, mas não imagina que a própria ordem tem planos secretos para o seu novo líder. Um breve prelúdio da Terra das Sombras, que segue com a mesma competência dos arcos anteriores. Reitero que o Demolidor é um dos poucos personagens que tem uma ótima sequência de equipes criativas. Com roteiro de Andy Diggle e arte de Marco Checchetto. Publicado no Brasil em Universo Marvel #011-013

The Incredible Hercules #132-137

Antes do final, Hercules e Amadeus Cho passam por insólitas aventuras em duas histórias paralelas da revista do Príncipe do Poder. Enquanto o jovem cientista tenta descobrir quem estava por trás da morte de seus pais, o semideus se passa por Thor para impedir uma invasão de Elfos Negros a terra. Um pouco abaixo do que vinha a ser escrito na mensal (e também do que acontece posteriormente) o mérito desse arco duplo é o tom de humor que proporciona e a boa analogia com a Jornada de um Herói. Uma fase dos personagens que também foi omitida aqui no Brasil.

 

 

 

Guido

 

 

QaQ recomenda

Valente para todas

O segundo volume de tirinhas do personagem de Vitor Cafaggi traz conflitos ainda mais verdadeiros, sensíveis e cativantes. Ler este livro dá vontade de reler o primeiro, e dá vontade de esperar pelo próximo também. Daqui alguns anos, as histórias do Valente poderão muito bem se tornar um clássico. Histórias para todas as idades.

Vertigo #33

Nem costumo recomendar a revista todo mês pois, como já resenhei todos os títulos do mix, há de se perceber que é um dos meus títulos preferidos. Mas dessa vez não deu pra escapar. Escalpo, a série que nunca tem baixos, apenas altos, apresenta o final de um arco eletrizante. Vampiro Americano, por sua vez costuma ser inconstante, mas dessa vez apresenta o seu melhor, com um personagem tão interessante quanto Skinner Sweet (senão mais interessante!). Recomendado em dobro.

 

Para dar uma olhada

Universo DC #4

Enquanto alguns títulos caíram um pouco de qualidade (principalmente de roteiro), Aquaman e Nuclear se mantiveram bem, e Mulher Maravilha ascendeu para um dos melhores títulos de super-herói atuais. Azzarello vem comandando bem a personagem, com um enredo muito interessante, envolvente e promissor.

O que estou lendo

Dong Xoai, Vietnam 1965 (Joe Kubert)

Astronauta, Magnetar (Danilo Beyruth)

Nação sem Lei (Jamie Delano)

100 Balas Vol. 11

Ex-Machina Vol. 9

Vertigo #34

 

 

 

"O" Dan

 

 

 

QaQ recomenda

Grandes Astros do Faroeste – vol.1

O faroeste da DC nos novos 52, Jonah Hex chega a Gotham para caçar um assassino serial. A história segue a linha dupla disfuncional, com Hex fazendo parceria com Amadeus Arkham. Gostei muito da narração com um toque psicológico de Arkham.

Astronauta – Magnetar

Danilo Beyruth mostra uma ousada e audaciosa visão do Astronauta, explorando a solidão no espaço com uma jornada a alma de um homem. Uma das mais belas coisas que li esse ano, mas este que vós escreve é fã de carteirinha do Beyruth, por isso aprecie por si mesmo e nós comente.

Monstros! – Gustavo Duarte

Mais uma maravilhosa revista do Gustavo, bela arte, muito limpa e com uma narrativa cinematográfica  mostrando monstros, no estilo Godzilla, invadindo a cidade de Santos, tudo sem falas!

Para dar uma olhada

Besouro azul – vol.1

Segue a linha adolescente ganha poderes e precisa aprender a lidar com eles e com a adolescência  Gostei da arte, boa revista para horas intermináveis no trânsito.

Batman #2, 3, 4, 5 e 6 (panini)

Tenho acompanhado a revista do homem-morcego por causa das histórias de Snyder e Capullo, curto muito a escrita e a arte, e essa saga da corte das corujas esta boa, aguardo ansioso para ler o retorno do Coringa, na proxima saga que deve começar na edição 12 ou 13. Sobre as outras histórias, a de Paul Jenkins e David Finch é legal, so que a de Tony Daniel oscila muito, o que prejudica o leitor. E as variações da personalidade de Batman em cada uma das revistas é algo que devia ser corrigido.

DC Terror – Cavaleiros do Demônio

Uma aventura de capa e espada da DC, mostrando uma versão medieval de um grupo de heróis, como uma liga das antigas. Como curto Etrigan e o Cavaleiro Andante, dei uma conferida e gostei do que vi.

POWERS (panini)

Otima história de Bendis sobre a policia de um mundo repleto de heróis. Adoro a arte de Michael Avon Oeming. A edição mostra a saga "quem matou a Garota Retrô" e mais algumas edições, além de extras no final, tiras e sketches. Um bom encadernado com 458 páginas, mas com um valor um pouco salgado.

O que estou lendo

Grandes Astros Superman (Grant Morrison e Frank Quitely)

Turno da noite – Escuridão Eterna (André Vianco e Santtos) – editora Novo Século

Hip Flask – Seleção Não natural (Starkings, Casey e Ladronn) – Editora Nemo

Baltimore e o Vampiro (Mike Mignola e Christopher Golden) – Editora Amarilys

— O Dan é desenhista, designer, gamer e herói suburbano. Dan is a Cartunist, designer, gamer and underground hero.