Pedro Bouça - bio

 

 

► Por Hunter (Pedro Bouça)*

 

 

 

Johann Wolfgang von GoetheDia 28 de Agosto é o Dia Mundial do Fã de Quadrinhos. Mas por que esta data? O motivo é simples, esse é o aniversário do famoso escritor germânico Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), autor de obras como Fausto. O que ele tem a ver com quadrinhos, vocês se perguntam? Simples, Goethe foi também o primeiro fã de quadrinhos de que se conhece.

 

Goethe era amigo do pioneiro suíço Rodolphe Töpffer (1799-1846), que em 1827 desenhara sua primeira HQ, Histoire de Monsieur Vieux Bois. Ele depois fez outras (a maior parte em 1831), que guardava para si mesmo sem intenção de vir a publicá-las algum dia.No entanto, Töpffer gostava de exibi-las para seus amigos, entre eles Goethe. E foi Goethe quem eventualmente convenceu Töpffer a publicá-las, começando com Histoire de Monsieur Jabot em 1833.

 

Rodolphe TöpfferInfelizmente, como mostram as datas acima, Goethe não viveu para ver a publicação dos quadrinhos do seu amigo. Porém seu entusiasmo por eles foi vital para a publicação dessas primeiras HQs modernas. E ele foi também o primeiro grande nome da cultura mundial a legitimizar as HQs, o que faz dele o padroeiro dos fãs de quadrinhos e justifica a escolha do seu aniversário como o dia dos fãs de HQs.

 

Portanto você fã de quadrinhos pode se orgulhar em dizer que quase dois séculos atrás um dos maiores nomes da literatura mundial compartilhava o seu hobby!

___________

* Hunter (Pedro Bouça) é o criador da lista Euroquadrinhos:
http://br.groups.yahoo.com/group/EuroQuadrinhos/

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...