Sabe onde fica a Eslovênia? Eslovênia é um pequeno país da Europa Central, encrustado entre a Itália, Áustria, Hungria e Croácia,  com uma pequeníssima porção de costa saindo para o Mar Adriático.  Até 1991 fazia parte da Iugoslávia, quando esta foi dividida. A capital da Eslovênia é Ljubljana (ainda bem que eu estou escrevendo e não falando) e o país faz parte da União Europeia desde 2004.

 Você deve estar se perguntando: "ok, e o que eu, que entrei num site de quadrinhos, tenho a ver com isso?"  Bom, primeiro por quê a seleção de futebol da Eslovênia tem um torcedor ilustre, o Charlie Brown, que sempre aparece vestindo sua camisa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas o que motivou mesmo esse post é a tradição do país nos quadrinhos. Na Eslovênia fica a sede da Strip Arts Features, também conhecida como SAF Comics, empresa que não só produz quadrinhos para o mercado internacional, especialmente o franco-belga, como também negocia os direitos de publicação de obras de artistas renomados, como o belga Hermann e o argentino Carlos Trillo. Além disso, tem uma parcela importante, embora indireta, na história dos quadrinhos. Isso em virtude do contato de seu fundador e editor, Ervin Rustemagic, com o norte-americano Joe Kubert. Era Ervin quem enviada, durante a Guerra dos Balcãs, os  fax que deram subsídios a Kubert para criar o álbum Fax from Sarajevo, uma das HQ's mais emocionantes e relevantes de todos os tempos. 

Também vem da Eslovênia a célebre publicação underground Stripburger, que chega agora à sua edição de número 55. Publicada desde 1992, a Stripburger tem como proposta apresentar um misto entre a produção local (eslovena) e as tendências mundiais dos quadrinhos, mesclando estilos e narrativas. Entre os prêmios que já recebeu está o de melhor fanzine no Festival de Angoulème, em 2001.

Na edição 55 traz, além dos artistas eslovenos, representantes da Polônia, República Tcheca, Peru e dá destaque ao Brasil, de onde vêm nada menos que cinco colaboradores: D. W. Ribatski, Laura Teixeira, André Ducci, Lucas Gehre e de Fernando Almeida.

Além dos quadrinhos a edição traz também uma matéria sobre o papel das mulheres nas histórias em quadrinhos eslovenas.

Quem tiver interesse em adquirir um exemplar da Stripburger pode entrar em contato (em inglês) com os editores, pelo email core@mail.ljudmila.org. O custo é de 6 euros.

Confira abaixo uma amostra dos trabalhos dos artistas brasileiros.

D. W. Ribatiski:

Laura Teixeira:

André Ducci:

Lucas Gehre:

Fernando Almeida:

 

Sugestão para o post: Marko Ajdaric, do Neorama dos Quadrinhos. Obrigado!

— Não gosta de falar sobre si mesmo, mas a sua orelha queima quando estão falando dele.