Quadreca, Quarto Mundo, Front, Petisco, Nanquim Descartável, HQ em Foco, Zapata Edições. Esses são alguns nomes de títulos, biblioteca-keli-6editoras e trabalhos presentes no currículo de Daniel Esteves (KM Blues; São Paulo dos Mortos), mencionados pelo roteirista durante a primeira aula da oficina “Quadrinhos nas Zonas de Sampa”, na Biblioteca Pública Raimundo de Menezes, em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, na tarde de 28/10.

Esteves fez um panorama de sua carreira, que se iniciou durante a Faculdade de História, em meados dos anos 2000. “Como tinha contato com o pessoal da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), entrei nas discussões e tive roteiros publicados na revista Quadreca”, comentou aos alunos. “Esses roteiros eu já havia enviado para a Front [revista, editada pela Via Lettera, que publicava trabalhos de vários colaboradores no Brasil, com temáticas], uma vontade que tinha em tê-los publicados. Mas, não foram aprovadas e depois, me
aprimorei, fiz outros roteiros e realizei o sonho.”, frisou o roteirista.

A primeira tarefa que os alunos fizeram na oficina foi elaborar quatro páginas de uma HQ, cujo roteiro poderia conter a própria história ou com personagensbiblioteca-keli-1 imaginados. O objetivo é, ao término do curso, ter um zine autoral impresso. Esteves, que já ministrou aulas em outras bibliotecas, reforçou o valor da leitura e do contato com os Quadrinhos, além do esforço e aprimoramento para o bom êxito na Nona Arte.

“Todo o trabalho não é em vão. Você, por exemplo, não pode ter um roteiro ou ilustração aprovado agora, mas esse trabalho não foi desperdiçado. É importante também ter um sonho, que mesmo sendo impossível, ele pode se tornar possível quabiblioteca-keli-12ndo a gente se esforça e também faz as adaptações para que seja alcançado”, frisou.

O “Quadrinhos nas Zonas de Sampa” existe desde 2006, nas bibliotecas públicas e compõe, em 2015, o “Circuito São Paulo de Cultura”, com oficinas em 22 equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.

Na biblioteca, as aulas ocorrem até meados de dezembro. 

 

 

biblioteca-keli-14biblioteca-keli-7biblioteca-keli-5biblioteca-keli-2biblioteca-keli-3

— Jornalista freelancer, moradora de S. Miguel Paulista - SP e também colabora para o portal Jornalirismo (www.jornalirismo.com.br). Nas horas vagas, lê Quadrinhos. Nas outras também. Mais em http://twitter.com/keliv1