Curso “Quadrinhos independentes – Produza sua própria HQ” Março/Abril 2014

Ditadura no ArCom oficinas práticas e teóricas gratuitas na Biblioteca Mário de Andrade entre os meses de março e abril de 2014, o curso tem como objetivo ensinar os conceitos, técnicas, ferramentas e a bagagem mínima para a produção de histórias em quadrinhos independentes. O projeto será coordenado pelo editor, historiador e roteirista Raphael Fernandes e a ilustradora, quadrinista e arte educadora Priscila de Paula.

Com duração de seis horas cada módulo, os módulos são divididos em duas aulas semanais e que poderão ser frequentadas de forma independente que envolvem os temas sobre a história dos quadrinhos, referências, autores e formas de produção, roteiro e como montar um storyboard, desenho de quadrinhos com colagem, técnicas básicas e esboço até o processo final com a impressão, distribuição e divulgação.

No final do curso, os trabalhos dos alunos poderão ser colocados à disposição no acervo da Biblioteca Mário de Andrade para apreciação do público. Para que o projeto continue depois da realização da oficina, os alunos receberão referências bibliográficas, links e outras fontes de informação para que possam continuar a produzir e estudar a linguagem dos quadrinhos.

O curso é dirigido para estudantes, artistas, quadrinistas, leitores de quadrinhos, universitários, editores, frequentadores da Biblioteca Mário de Andrade e o público em geral da cidade de São Paulo e arredores. Para a aqueles que tenham interesse em entender sobre a produção de quadrinhos independentes e/ou queiram aprender o básico para produzir suas próprias histórias em quadrinhos não é necessário nenhum tipo de conhecimento prévio de técnicas de desenho.

Programação:

1o módulo: 17 e 18 de março das 15h às 18h

Introdução I – Discussão sobre as referências do Brasil e do mundo nas histórias em quadrinhos nacionais independentes contemporâneas

2o módulo: 24 e 25 de março, das 15h às 18h

Introdução II – Criação e roteirização de histórias em quadrinhos.

3o módulo: 31 de março e 1 abril, das 15h às 18h

Criação de HQ – Produção usando desenhos, colagens e outras formas de produção, além da aplicação das narrativas desenvolvidas na primeira oficina.

4o módulo: 7 e 8 de abril, das 15h às 18h

Finalização – Produção de trabalhos independentes que poderão ser impressos pelos próprios alunos.

Em meio ao conteúdo programado das aulas, também serão compartilhadas pelos profissionais informações e experiências sobre a atuação do quadrinista no mercado, formas de distribuição, organização e divulgação de publicações.

Os interessados podem optar por frequentar um ou mais módulos, e haverá certificado para aqueles que participarem de todo o curso. 

Coordenação de:

Raphael Fernandes é editor e roteirista de quadrinhos há 8 anos e formou-se em História pela Universidade de São Paulo. Fez diversos cursos de relacionados às histórias em quadrinhos em instituições de renome na área, como Quanta Academia de Arte, Espaço Cult e Universidade Casper Líbero. Responsável pela reformulação da revista de humor MAD (Panini) e pelos quadrinhos da Editora Draco.Em 2013, ganhou o Troféu HQMix de Melhor Roteirista Novo Talento pelo trabalho desenvolvido na minissérie policial Ditadura No Ar. 

PRISCILA DE PAULA

Priscila de Paula é ilustradora. Estudou Artes plásticas na USJT. Fez diversos cursos em instituições consagradas como Quanta Academia de Arte, Senac e Belas Artes. Seus traba lhos podem ser vistos em diversas editoras, entre elas Abril, Escala, Saraiva, Pearson e Panini (revista MAD). Também atua como professora de desenho em cursos livres para Fundação Bradesco, Senac e na Quanta Academia de Artes. 

Local:

Hemeroteca

Inscrição pelo e-mail bma@prefeitura.sp.gov.br, com o assunto "Inscrição – Quadrinhos Independentes"

15 vagas

Biblioteca Mário de Andrade

Rua da Consolação, 94

Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô

Telefone:  11 3775-0002

e-mail: bma@prefeitura.sp.gov.br

site: www.bma.sp.gov.br

http://www.facebook.com/BibliotecaMariodeAndrade 

Twitter: https://twitter.com/BibliotecaBMA

Nicolau Kietzmann Goldemberg
Assessoria de imprensa Biblioteca Mário de Andrade
ngoldemberg@prefeitura.sp.gov.br
www.bma.sp.gov.br
11 98273-6669
11 3375 0027

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...