"Quem quiser conhecer o coração e a mente da América deve primeiro conhecer o Baseball"* 

Jacques Barzun

*Livre tradução

 

Talvez o Baseball seja um dos esportes mais enigmáticos de todos. A Major League Baseball (MLB), liga profissional norte americana, abriga inúmeras histórias de maldições, fantasias e mistérios, devido a enorme paixão do país pelo esporte. 

Algumas maldições são mundialmente famosas, e perduram até hoje. O Chicago Cubs, um dos mais tradicionais times do início do século XX que o diga. Reza a lenda que em 1945, um torcedor do Cubs chamado Billy Sianis foi retirado do estádio do time por estar na companhia de seu fedido Bode. Billy, que havia pago por dois ingressos, se sentiu ultrajado, e bradou que o Cubs nunca mais seria campeão. 

chicago-cubs-logo

Por causa da confusão com um Bode, não ganha o troféu máximo da MLB a 104 anos! E o pior, já tentaram diversas maneiras para quebrar o feitiço. Tentaram se desculpar com o dono do Bode, tentaram convocar o filho do dono para ajudar, tentaram ganhar "na bola", e nada. 

goat

Mas se na vida real não há meio de o Cubs se livrar dessa "macumba braba", nos quadrinhos sabemos bem com quem contar. John Constantine, o ocultista inglês, em uma de suas melhores histórias curtas (publicada originalmente em Hellblazer #250 e lançada no Brasil em Vertigo #43). De passagem por Chicago, John terá de enfrentar o velho Bode, o mal incrustrado no centro da capital.

hellblazer250

Se o Baseball é o coração da América, podemos dizer que esta história transporta realidade pelas veias, e ficção pelas artérias. Felizmente nos quadrinhos as coisas não precisam ser tão separadas assim, e Brian Azzarello e Rafael Grampá fazem questão de misturar tudo. E o que vai acontecer com o Bode? Leia a história. E o que vai acontecer com o Cubs? Não posso prever 2014, mas 2013 vai ser outro ano sem título.

 

 

— Guido queria ser um personagem de histórias em quadrinho. Depois de ler Will Eisner se contenta em ser um personagem de uma história sem quadros.