Eu disse em outro post que nas últimas semanas Salvador é a capital dos quadrinhos no Brasil. Confirmando essa afirmação começa nesta quinta-feira, dia 06 de outubro, o 1.º Festival Anual de Quadrinhos da Bahia.

Apesar da divulgação discreta, estarão presentes no evento grandes nomes do quadrinho nacional, como Maurício de Sousa, Antônio Cedraz, Flávio Luiz, Laudo Ferreira, André Dahmer, Rafael Grampá, Mário Cau, Gustavo Duarte, Fábio Moon, Gabriel Bá (os gêmeos, na verdade, vêm para um evento paralelo que foi incorporado ao festival), entre outros.

Confira o cartaz:

O que chama a atenção no cartaz é que entre os grandes nomes do evento, só há menção ao Maurício de Sousa e que nem no site do evento há destaque para os convidados, os quais somente constam em um link bem escondido.

Para facilitar sua vida, reproduzimos a programação aqui:

Uma pequena reflexão crítica:

Também chama a atenção que, sendo um festival da Bahia, ficaram de fora quadrinistas baianos importantes, como Hector Salas, Marcelo Lima, André Leal, Marcos Franco e vários outros. Mesmo os dois quadrinistas baianos mais importantes da atualidade, Flávio Luiz (Aú, O Cabra) e Antônio Cedraz (Turma do Xaxado), têm uma participação relativamente pequena. Por outro lado, se você é fã do Luiz Augusto (que também é coordenador geral e curador do evento), vai ter nada menos do que sete oportunidades de encontrá-lo.

— Não gosta de falar sobre si mesmo, mas a sua orelha queima quando estão falando dele.