O CYMERA_20140410_113228Colóquio científico do Observatório de História em Quadrinhos, ocorrido no dia 04/04/14, foi coordenado pelo professor Roberto Elisio, com apresentação da tese de doutorado da colega Ediliane de Oliveira Boff e do 11º capítulo do livro “The power of Comics”, de Randy Duncan por Diego Kerchcove.

A tese de Ediliane, intitulada "De Maria a Madalena: representações femininas nas histórias em quadrinhos", desenvolvida no PPGCOM-ECA, sob a orientação do professor Waldomiro Vergueiro, investigou a produção feminina nos quadrinhos brasileiros e espanhóis bem como a presença de protagonistas femininas nessas obras. Em sua pesquisa, Ediliane procurou estabelecer os perfis das personagens traçando um paralelo entre as personalidades de Maria, que simboliza e pureza e de Madalena, que simboliza o pecado. Conclui-se que os estereótipos de gênero estão presentes em diversas obras, mas que a diversidade de características femininas ia muito além de Maria e Madelena. O trabalho pode ser conferido aqui.

O capítulo 11 do livro “The power of Comics” aborda a ideologia por trás de muitas HQs, principalmente no que se refere às guerras em que os Estados Unidos se envolveram. Seja como forma de propaganda de guerra ou de contestação à ela, as HQs sempre exerceram grande poder no que diz respeito à articulação de ideias, por isso, é possível encontrar várias edições em que os super-heróis se envolvem na guerra, seja de forma direta indo aos territórios e lutando contra os inimigos ou mantendo a ordem dentro do país. Algumas HQs foram produzidas pelo governo americano no intuito transmitir mensagens persuasivas aos inimigos e aliados, como foi o caso da revista “Grenada: Rescued from rape and slavery”( Granada: resgatados de estupros e escravidão).

Os professores Paulo Ramos, Nobu Chinen e Gazy Andraus também estiveram presentes, contribuindo com informações à respeito dos temas tratados.

Os encontros acontecem na primeira sexta-feira de cada mês, na sala 258 do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA, das 20 ás 22 horas. A entrada é franca e todos são bem-vindos. A próxima reunião está marcada para o dia 09 de maio com apresentação do 12º capítulo do livro “The power of comics” com coordenação do professor Nobu.

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.