Para descansar do trabalho e renovar as energias, costuma-se ver televisão, ir ao cinema ou ler um livro. Mas Moebius, pseudônimo do quadrinista francês Jean Giruad, descansava de desenhar desenhando mais. O álbum As Férias do Major, lançamento da Editora Nemo, reúne algumas de suas HQs realizadas nesses momentos de descontração. 

A primeira história do álbum, “Escala em Pharagonescia”, é puro produto da ficção delirante. Criada para ser curta, ganhou força durante sua produção guiada somente pela vontade de Moebius de contar histórias. Sem roteiro, a narrativa foi ganhando vida quadro a quadro. Ela é uma grande brincadeira que, sob símbolos e duplos sentidos, toca no problema metafísico da transformação do ser.

Moebius não se considera um piadista fabuloso, mas nas histórias “Split, o pequeno pioneiro do espaço”, “Grande Hotel B”, “O invasor”, “Uma aventura de John Watercolor, o justiceiro antipunguista, com seu famoso sobretudo assassino”, “Faltam meios” e “Fábula rápida nº 317”, ele tentou com sucesso fazer humor seguindo a lógica da gag.

Afastando-se do estilo que o consagrou em outras produções, decidiu sair do convencional para brincar com o inesperado. E brincou mesmo, como ele mesmo afirma no prefácio sobre a HQ “Matador de aluguel”: “Digamos que ‘Matador’ faz parte desses momentos em que verdadeiramente brinquei, joguei, com muita desenvoltura, com o temas, com o grafismo, com a paginação, com a narração… E com o leitor, é claro”.

Mas sem dúvida o grande atrativo desse volume são as oito histórias que envolvem o Major Grubert, o famoso protagonista do clássico A Garagem Hermética, volume anterior da Coleção Moebius. São elas: “O Major Grubert: The Forbidden City Rides Again”, “A Flora de Paraíso 9”, “Uma aventura do Major Grubert”, “Paradise Nine’s Strange Flowers (continuação)”, “Uma prancha”, “Deima”, “A caça ao francês de férias” e ainda outra HQ sem título. 

Com a mesma qualidade da edição europeia, formato 24 x 32 cm e capa dura, esta obra recheada de humor e ficções bem elaboradas, num fino traço em P&B, integra a Coleção Moebius que já contava com os volumes ArzachAbsoluten Calfeutrail & Outras HistóriasO Homem é Bom? e A Garagem Hermética.

Sobre o autor Jean Giraud nasceu em Nogent-sur-Marne, na França, em 1938. Começou sua carreira como artista de história em quadrinhos aos 18 anos, publicando sua primeira história, Frank et Jeremie, para a revista Far West. Torna-se conhecido ao desenhar a série de faroeste Blueberry, publicada pela revista Pilote. Em 1963, Jean Giraud dá vida ao seu pseudônimo Moebius na revista Hara Kiri, onde publica diversas histórias. Em 1974 ajuda a criar a revista de fantasia e ficção científica Métal Hurlant, com as primeiras histórias de Arzach. Como Moebius, o artista francês também contribuiu para a criação de diversos filmes de ficção científica como Alien (1979), Tron (1982) e O quinto elemento (1997), além de trabalhar em parceria com Stan Lee na criação da graphic novel do Surfista Prateado, para a Marvel. Faleceu em 10 de março de 2012.

Serviços:

TítuloAs Férias do Major
Autor: Moebius
Tradução: Fernando Scheibe
Número de páginas: 72
Formato: 24 x 32 cm
Preço: R$ 49,00
Coleção: Moebius

Confiram abaixo as páginas iniciais de As Férias do Major.

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...