► Por Hunter (Pedro Bouça)*

 

 

 

Na segunda metade dos anos 30, o início da publicação de Flash Gordon na Itália incentiva os autores italianos a produzirem uma série de ficção científica própria. A partir de uma ideia de Cesare Zavattini, o argumentista Federico Pedrocchi (que foi também o primeiro autor a escrever e desenhar uma HQ Disney na Itália, ainda antes da Segunda Guerra!) escreveu Saturno Contra a Terra, que, como o título diz, mostra a Terra sendo invadida pelos saturnianos chefiados pelo maligno ditador Rebo. A série, desenhada por Giovanni Scolari alcançaria um certo sucesso e acabaria tendo um total de sete histórias, porém Pedrocchi não viveria para ver a série terminada, pois foi morto no final da Segunda Guerra quando a RAF (Força Aérea Real – Reino Unido) bombardeou o trem (de passageiros…) em que ele se encontrava. Guido Martina o substituiria como principal argumentista da Disney italiana no pós-guerra, definindo a direção das HQs Disney da velha bota.

O sucesso da HQ fez com que ela tivesse sido o primeiro quadrinho italiano publicado nos EUA, ainda nos anos 40. Também foi publicada na França no final dessa década.

No entanto, Saturno Contra a Terra não seria esquecida. Nos anos 50, o desenhista Luciano Bottaro reviveria a personagem Rebo em uma versão caricatural para uma HQ do Pato Donald. O personagem voltaria a aparecer um punhado de vezes, mantendo a série na memória do púlico. Em 1969 ela ganhou sua até hoje única reedição integral, em uma edição especial da revista Linus, mas desde então só algumas histórias individuais foram republicadas.

Mais sobre a série neste link em italiano, com exemplos da arte de Scolari.

Bem, o ponto a que eu quero chegar depois de tudo isso é que um dos netos de Pedrocchi patrocinou um "trailer" de uma versão animada, com o objetivo de tentar convencer algum produtor a financiar uma  adaptação integral. Até agora não teve sucesso, mas vejam o trailer abaixo, vale a pena!

Incidentalmente, passados mais de QUARENTA anos da última reedição integral italiana, bem que a saga merecia uma nova edição não? A histórica série de ficção científica francesa Futuropolis de René Pellos, publicada na mesma época, é reimpressa periodicamente na França e pode ser adquirida sem nenhuma dificuldade na Amazon francesa.

_______________

* Hunter (Pedro Bouça) é o criador da lista Euroquadrinhos:
http://br.groups.yahoo.com/group/EuroQuadrinhos/

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...