Causos do SantiagoA Zarabataba Books anunciou seu mais novo lançamento, o quadrinho Causos do Santiago. A obra é o primeiro álbum em quadrinhos do cartunista gaúcho Neltair Rebés Abreu, que é mais conhecido como Santiago.

Segundo o autor, a obra contém histórias da sua infância no Rio Grande do Sul, na cidade de Santiago, a qual fez o artista adotar o nome como pseudônimo.

A editora compartilhou um trecho da apresentação do autor para a obra, confiram abaixo:

Apesar da paixão pelos gibis – que antecedeu a minha alfabetização –, fiz pouco quadrinho, ou então muito menos do que desejava.

Sempre tive vontade de brincar com a narrativa pelo desenho, aquela tradicional, com começo, meio e fim, em, no mínimo, uma página. Me faltavam, porém, boas histórias. Foi então que me dei conta de que nem só de aventuras fantásticas e rocambolescas vive a história em quadrinhos. Nesse momento, meu filho me trouxe de Barcelona o álbum A Vida Secreta dos Jovens, do francês Riad Sattouf, que publica semanalmente uma página de HQ, na revista Charlie Hebdo, tratando de pequenos acontecimentos e diálogos que ele bisbilhota em Paris, dentro do metrô, nas cafeterias, nos bancos de praça, na fila do supermercado, e extrai disso um rico material humano. Foi então que percebi que os melhores roteiros estavam muito perto, dentro da cachola mesmo, em forma de lembranças da infância e da juventude.

No princípio a autorreferência me inibia, depois, com a entrada na casa dos sessenta, entendi que a idade me autorizava. E aí, com o estímulo de amigos e colegas tive a realimentação que precisava para empreender esta tarefa, que – não sei pra vocês – pra mim foi divertida!

A obra contém um prefácio escrito por Ziraldo. Causos do Santiago, tem 64 páginas, formato 21 x 28 cm e preço sugerido de R$ 41,00.

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...