Que brasileiro é bom em tudo o que faz e que está em tudo quanto é lugar do mundo a gente já sabe. E não é diferente com a questão dos cosplays.

Cosplay é uma abreviação para costume play, nome em inglês que significa literalmente brincar de se fantasiar. O termo é empregado por aquelas pessoas que se vestem e muitas vezes interpretam seus personagens de ficção favoritos (de games, mangá, comics, …).

Inicialmente os cosplays surgiram nas convenções de ficção científica nos Estados Unidos, até que em 1984, Nobuyuki Takahashi, de um estúdio japonês chamado Studio Hard, visitou a Worldcon de Los Angeles daquele ano. O que aconteceu foi que, impressionado com o fenômeno, ele divulgou amplamente o que viu e acabou cunhando o termo cosplay e difundindo a prática para o Japão, que rapidamente a incorporou.

Com a difusão do cosplay graças aos mangás e animes, a prática se tornou muito comum e surgiram concursos em níveis locais, nacionais e mundiais. O campeonato mundial mais famoso é o World Cosplay Summit (WCS), que acontece anualmente no Japão e reúne participantes (em dupla) de 17 países, inclusive do Brasil. Para participar do evento a dupla deve passar por uma seleção nacional, a brasileira é denominada de WCS – Etapa JBC Brasil, onde 10 duplas selecionadas em diversos eventos pelo país concorrem a uma vaga para o mundial no Japão. Para mais informações, clique aqui.

Nesse ano a dupla vencedora no WCS nacional foram os irmãos Maurício e Mônica Somenzari, que já haviam vencido o mundial em 2006. Eles se apresentaram como as personagens Balthier e Ultima do jogo Final Fantasy XII e com uma apresentação bacanérrima (que pode ser conferida no vídeo abaixo) conseguiram trazer para o Brasil o tricampeonato mundial! Só dá BRASIL!!!

 

 

Referências:

CAMPEONATO BRASILEIRO DE COSPLAY – WCS 2011. c2011. Disponível em: <http://henshin.uol.com.br/wcs/>. Acesso em: 09 ago. 2011.

FRANÇA, Wellington. O que é cosplay? Texto disponibilizado em out. 2009. In: COSPLAY BRASIL. Disponível em: <http://www.cosplaybr.com.br/site/index.php/O-Que-e-Cosplay.html>. Acesso em: 10 ago. 2011.

MADE IN JAPAN. Dupla brasileira vence WCS 2011. Texto disponibilizado em ago. 2011. Disponível em: <http://madeinjapan.uol.com.br/2011/08/09/dupla-brasileira-vence-wcs-2011/>. Acesso em: 10 ago. 2011.

WORLD COSPLAY SUMMIT 2011. c2011. Disponível em: <http://www.tv-aichi.co.jp/wcs/2011/e/>. Acesso em: 10 ago. 2011