12717665_959777134136600_942263829384622208_nGibiteca de Santos homenageia Brasil e África com nova exposição

 

Homenageando quadrinistas brasileiros e africanos, a Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes – Posto 5 abre neste dia 13, a sua mais nova exposição com desenhos de vários autores, a partir das 17h30, com entrada gratuita.

A expo Brasil-África foi uma iniciativa da AQC, Associação de Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, apresentada no ano passado no Memorial da América Latina. Na época, o artista congolês Jérémie Nsingi foi o curador da exposição que poderá ser vista agora pelo público santista.

Composta por vários quadrinistas africanos como Pahé (Gabão), Georges Pondy, Youmbi Narcisse, Kangol, Bibi e Joelle Ebongue (Camarões), Gihèn (Tunísia), Benjamin Kouadio (Costa do Marfim), Mokdad Amirouche (Argélia), Didier Kasai (República centro-africana) e brasileiros como Marcelo D'salete, Flavio Luiz, André Diniz, Pestana, Junião, Pedro Franz, Marcos Franco, Bira Dantas, Orlando Pedroso e outros, a expo Brasil-África é um retrato fiel da atual produção de quadrinhos, charges e cartuns dos dois países.

Apesar da relação histórica entre África e Brasil, a aproximação de suas produções culturais em quadrinhos é recente. Foi só em 2008 que o quadrinhista e fanzineiro paraense Eduardo Pinto Barbier -que vive na França- foi convidado para a primeira edição do Festival Internacional de Quadrinhos da Argélia (Fibda). Ele foi pioneiro neste contato cultural entre os dois países.

Outro brasileiro a participar do Fibda naquele ano foi Marcelo D'salete, autor de Crumbe. Em 2009 a revista "La Bouche du Monde" – publicada por Eduardo Barbier em francês – fez parte da seleção oficial do Fibda, sendo premiada em 2011.

 

Jogos rápidos movimentam Gibiteca de Santos neste final de semana

A Gibiteca Municipal de Santos “Marcel Rodrigues Paes” – Posto 5 vai sediar neste domingo, dia 14, mais uma edição do Tabletop Day, um dia inteiramente dedicado aos jogos de tabuleiro, card games e RPG. O evento, dedicado desta vez aos jogos com duração máxima de 30 minutos, terá ainda um workshop, lançamento e sorteios, começando ao meio-dia com entrada gratuita.

A programação se inicia com palestra do designer de jogos André Estevez, um dos criadores do jogo “Cafundó”, lançado pela Devir no final do ano passado. A ideia é fazer um bate-papo sobre todas etapas da concepção e criação do jogo, até a publicação e lançamento. Além disso, Estevez ainda contará um pouco da história por trás do “Cafundó”. A oficina será acompanhada de um gameplay, com André Estevez participando de uma partida.

Participam também do Tabletop Day: 30 min Edition mesas com os jogos Resistence (Galápagos), Quartz (Funbox), Nosferatu (Conclave) e Red Dragon Inn (Redbox). O lançamento do dia será “Tides of Time”, da Funbox.

Nesse mês também teremos a estreia de um modo de jogo inédito de Star Wars: X-Wing, o “X-Wing Battle Royal”, que consiste em uma disputa de quatro jogadores, sem limite de tempo, onde cada um tem o objetivo de derrotar os outros três e permanecer vivo ao final da partida. Sem limites de pontos e com cada participante usando apenas uma nave, o “X-Wing Battle Royal” ainda proíbe qualquer tipo de combinação e estratégia entre os jogadores, assim como obriga todos a usarem naves pequenas. O “X-Wing Battle Royal” é uma criação do coordenador da Liga X-Wing da Baixada Santista, o Jota.

Confira a programação completa:

12h00 – Workshop – Cafundó
14h00 – Lançamento – Tides of Time
14h30 – Abertura das mesas de jogos da “30 min. Edition”
14h40 – X-Wing Battle Royal
18h30 – Sorteio de jogos

O Tabletop Day: 30 min Edition tem patrocínio das lojas Caverna do Dragão e A Lujinha, além de apoio da Liga X-Wing da Baixada Santista e do site OD, Opiniões Desinformativas.

Gibiteca de Santos vai fazer feira de troca de gibi nos finais de semana de fevereiro

 

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, Posto 5, vai realizar feira de troca de gibis durante todo o mês de fevereiro, sempre aos finais de semana, das 9h às 13h. A feira acontece a partir do dia 13, prosseguindo nos dias 14, 20, 21, 27 e 28.

A ideia é proporcionar aos aficionados e colecionadores uma oportunidade para também trocarem experiências, além das revistas. Com as revistas vindas da troca, a Gibiteca substitui exemplares danificados do acervo e também incrementa projetos como o Baú da Gibiteca, que leva revistas em quadrinhos para comunidades e locais que não possuem acesso a esse tipo de mídia.

 A Gibiteca é um dos equipamentos da SECULT, Secretaria Municipal de Cultura, e fica na avenida da praia, no posto 5, bem em frente à rua Osvaldo Cruz, no Boqueirão. Mais informações pelo telefone 32881300.

https://www.facebook.com/gibitecadesantos/?fref=ts

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.