Noite de autógrafos e bate-papo com o autor, o crítico André Azenha, ocorrem dia 22 de setembro, no Instituto HQ.  

 

Em 24 de março, os dois maiores heróis do planeta se encontraram pela primeira vez no cinema. “Batman V. Superman: A Origem da Justiça” reúne o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço, introduzindo a Liga da Justiça nas telonas. Ambos os personagens já passaram dos 75 anos de existência e têm sido retratados de diferentes formas desde os anos 40, quando surgiram as primeiras séries nas matinês cinematográficas dos EUA. Quase não havia televisão e esse tipo de programa era um dos mais famosos na época. Fã de Batman e Superman desde pequeno, o jornalista e crítico de cinema paulista André Azenha decidiu contar essas histórias em um livro.

 

“Histórias: Batman e Superman no Cinema” é um resgate dessas trajetórias e conduz o leitor a uma viagem no tempo. Mesclando jornalismo e crítica de cinema, o autor criou um presente de fã para fã e para quem pretende se iniciar pela história dessas duas figuras tão emblemáticas da cultura pop a partir do século XX. Com ilustração da capa desenhada pelo artista plástico Waldemar Lopes, o trabalho tem curiosidades sobre a produção de séries e filmes, atores, cineastas, etc.  

 

Em 22 de setembro, uma quinta-feira, a partir das 19h, acontece o lançamento do livro em São Paulo, no Instituto HQ – Av. Pompéia, 2040, Pompéia. A noite contará com bate-papo. A entrada para o bate-papo é gratuita. O livro estará à venda no local.

 

Durante o encontro, Azenha comentará os principais momentos das séries e filmes dos dois heróis e o futuro do universo DC nas telonas.

 

“O livro tem informações valiosas tanto para os fãs hardcore quanto para os espectadores eventuais, como eu. Como não gostar da história daquelas primeiras tentativas de levar o Batman para o cinema, em forma de seriado, com aquele herói triste, de orelhas caídas e cigarros voando do bat-cinto de utilidades? A história de ambos na indústria audiovisual é coberta sem falhas”, escreve o jornalista e cinéfilo Gustavo Klein no prefácio do livro.

 

Em sua segunda edição, o livro ganha formato bolso. “É um tamanho  que sempre apreciei, até por que tenho vários exemplares da extinga Coleção Aplauso, que trazia livros assim. Fáceis de levar, de ler. Espero que as pessoas apreciem”, comenta André. O livro já foi lançado em Santos e Gramado (RS).

 

Motivação:

 

“A série animada de Superman dos anos 40 feita pelos irmãos Fleischer estava à frente de seu tempo e serviria de referência para tantos estúdios desde então. Se ‘Star Wars’ é considerado o precursor dos filmes que chegam ao mercado junto a uma série de itens dos mais variados, numa campanha visceral de marketing organizado, o Batman de 1966 rendeu aos fãs toda uma memorabilia, ainda que os itens fossem comercializados por empresas diferentes e que necessariamente não possuíam direito de imagem dos personagens. ‘Superman – O Filme’ trouxe efeitos visuais inovadores para a indústria cinematográfica. “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008) transcendeu as histórias em quadrinhos e, em meio à onda 3D, teve cenas rodadas em Imax, pois o diretor Christopher Nolan queria que o espectador tivesse a melhor das imagens. Feitos mais do que dignos para personagens oriundos de uma arte que tantas vezes foi encarada com preconceito por alguns e marginalizada nos anos 50, período em que foi publicado o livro ‘Seduction of the Innocent’, do alemão Fredric Wertham, que levou políticos a criarem uma campanha contra os quadrinhos e o Comics Code Authority”, explica André Azenha.

“A ideia foi relatar, com uma linguagem acessível e ao mesmo tempo aprofundada, a trajetória desses dois mitos no cinema. Traçar paralelos entre as séries e filmes com os quadrinhos e o próprio cinema, como o Expressionismo Alemão, importantíssimo na criação do Batman nos quadrinhos e, décadas depois, na concepção dos filmes de Tim Burton”, ressalta o autor.

O autor

André Luiz de Albuquerque Azenha, natural de Santos (São Paulo), nascido em 1980, é jornalista, crítico de cinema e produtor cultural. 

 

Ficha técnica: 
Histórias: Batman e Superman no Cinema. 
Autor: André Azenha. 
Ilustração da capa: Waldemar Lopes. 
Foto da contracapa: Paula Cristina Cagnani Fernandes Azenha. 
Identidade gráfica: Factor. 
Revisão: Adriana Martins. 
Prefácio: Gustavo Klein. 
Produção: independente. 
Formato: Bolso. 
114 páginas. 
ISBN: 978-85-5522-112-5
Valor do exemplar: R$ 30.

Serviço do lançamento:
Tarde de autógrafos e bate-papo com o crítico André Azenha
Quinta-feira, 22 de setembro, 19h
Instituto HQ – Av. Pompéia, 2040, Pompéia – tel.: (11) 5072-6161
Entrada do bate-papo: gratuita. foto livro

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.