hf4Por ZKDelfino*

*ZKDelfino é convidado do Quadro a Quadro. O conteúdo desse post expressa a opinião do autor, que é plenamente responsável pelo mesmo.

 

 

Pelas várias mudanças de diretor, roteiristas e protagonistas, esse talvez seja o maior azarão dentre os filmes da Marvel até o momento. hf2Homem-Formiga, após alguns contratempos e adiamentos, inaugurará a chamada “Terceira Fase” do Universo Cinematográfico da Marvel.

O filme chega cercado de inseguranças, a começar pela sua concepção: previsto para ser entregue em 2006, tendo Edgar Wrigth a frente do projeto, o estúdio não queria ousar com um personagem com pouco apelo, nem o próprio Wrigth conseguiu entregar o roteiro a tempo. Vale mencionar que o personagem estava cotado a aparecer no primeiro filme dos Vingadores, entretanto acharam cedo demais introduzir um personagem que não havia sido apresentado anteriormente. Com o calendário preenchido para a “Segunda Fase”, restou ao estúdio adiar a estreia do filme.

De início, anunciaram Paul Rudd no papel de Scott Lang (protagonista do filme e segundo a vestir o traje nos quadrinhos) e o papel de Hank Pym (Homem-formiga original) ficaria com o astro Michael Douglas. A trama contaria a história de um ladrão sem princípios que no decorrer do filme aprende o real valor do que é ser um herói. A Marvel fez várias intervenções no roteiro de Wright, tentando suavizar a trama e incluir o herói em seu universo cinematográfico, mas várias dessas divergências acabaram por resultar na saída de Edgar Wright do projeto. Em seu lugar a Marvel colocou Peyton Reed (do filme “Sim, Senhor”), ou seja, alguém relacionado à comédia, novamente usando a tática que tem dado certo no estúdio, contratar um diretor de comédia para dirigir um filme de super-heróis (vide Guardiões da Galáxia).

hf3A mudança gerou a saída de atores no elenco como Patrick Wilson, porém, houve a inclusão de outros como Evangeline Lilly que fará o papel de Hope Pym. O vilão do filme será o Jaqueta Amarela, interpretado por Corey Stoll. O antagonista remete a galeria de vilões de Lang, e não a personalidade dupla (e homônima) que Pym desenvolveu nos quadrinhos.

Um pouco de incerteza ainda ronda o filme, que teve seu material de divulgação (trailers e posteres) todo concentrado muito próximo a estreia de amanhã (16/7/2015). O que pode dar esperanças aos fãs do personagem é lembrar o que aconteceu com 'Guardiões da Galáxia': desconhecidos do público geral, surpreenderam nos cinemas. Mas será que o raio cairá duas vezes no mesmo lugar?… Esperamos muito que sim!

 

———————————-

Zeca Delfino é doutor em Física do Ambiente Agrícola mas vive em uma realidade paralela com o universo dos quadrinhos e do cinema. Criador da página de conteúdo nerd “Sacando Primeiro” é fã do cinema trash, de anti-heróis e de caras como Tarantino, Stephen King, Chuck Norris, Daniel Brandão, Frank Miller, Zack Snyder, Al Simmons, Lourenço Mutarelli, Greg Capullo, Robert Kirkman e Frank Castle, não necessariamente nessa ordem.

— Guido queria ser um personagem de histórias em quadrinho. Depois de ler Will Eisner se contenta em ser um personagem de uma história sem quadros.