MegaManIcan - Pequeno

Apesar do que o título pode indicar, essa não é uma resenha da HQ que narra a luta do destemido agente Alex Pardee contra a malévola organização SOPA e sua sanha pela dominação mundial. Se bem que alguns afimamam que o objetivo da SOPA é exatamente esse.

US GreatSeal ObverseA SOPA (Stop Online Piracy Act), que pode ser traduzida como Lei de Combate à Pirataria Online, é um projeto de lei tramitando nos Estados Unidos que visa ampliar os meios legais para que detentores de direito autoral possam combater a distribuição online de propriedade protegida. A prisão dos diretores do Megaupload (que já havia anunciado o lançamento de uma gravadora) é um dos exemplos do que a SOPA tornará corriqueiro se for aprovada. A lei também fará com que sites como o Google e o Facebook tenham que filtrar os resultados de buscas que apontem para conteúdo considerado ilegal – caso contrário poderão ser fechados e ter seus responsáveis presos.

Os protestos promovidos por provedores de serviços e conteúdo da Internet, como Facebook, Twitter, Google, Yahoo!, LinkedIn, Mozilla, Wikipedia (que deixou sua versão em inglês exibindo apenas uma página de luto por 24 horas), eBay e Amazon fizeram com que o projeto fosse engavetado "até que haja um acordo amplo para uma solução". O próprio presidente Barack Obama é contra a SOPA.

Censored GoogleDo lado dos defensores da SOPA, organizações como The Walt Disney Company, Universal Music Group, MPAA (Motion Picture Association of America), RIAA (Recording Industry Association of America), Wal-Mart, Toshiba, Time Warner e CBS  argumentam em defesa dos postos de trabalho na indústria de conteúdo e proteção da propriedade intelectual.

Na minha opinião esta guerra, que está longe de acabar, é a luta de um modelo estabelecido de produção e distribuição de conteúdo contra um modelo novo e ainda pouco conhecido, mas altamente disruptivo. Não sei qual o resultado do conflito, mas espero que qualquer modelo que se estabeleça seja benéfico tanto para os autores quanto para os consumidores de conteúdo. 

Enquninja_micanto a Wikpedia promovia um luto de 24 horas, o artista plástico Alex Pardee realizou seu protesto contra a SOPA através da série de trabalhos que batizou de ICANS. Numa livre tradução das palavras do artista: "(…) vou pegar qualquer personagem licenciado e fazer o que quiser com ele em nome da arte da arte, porque ICAN (I Can, eu posso). Além disso, só estou fazendo um experimento para ver se ICAN pegar qualquer ícone pop e estragá-lo com minha imaginação”.

Alex Pardee é autor do livro AWFUL/RESILIENT ART BOOK e seus trabalhos podem ser vistos no site eyesuckink.com. Veja a seguir algumas das ilustrações da série ICAN e se desejar adquirir os originais dê um pulo no site www.blondegrizzly.bigcartel.com. Mas vá logo pois vários já foram vendidos!

Batman ICAN

Flash ICAN

Hulk ICAN

IronMan ICAN

Superman ICAN

Wolverine ICAN

— Sergio Barretto teve um passado nebuloso sobre o qual nunca fala. Ninguém sabe ao certo o que ele fazia, mas alguns indícios de ações secretas e aterradoras já desestimularam muita agente a continuar investigando. Hoje é um homem sério, cumpridor de seus deveres e apaixonado por histórias em quadrinhos desde que se entende por gente, e a cada ano faz mais tempo que ele se entende por gente. Faz parte do Quadro a Quadro desde sua criação e costuma ser gente boa, mas as vezes passa a impressão de que seu passado sombrio pode retornar a qualquer momento, pondo a todos em perigo.