Fantasmagoriana & Outros Contos Sombrios - CapaApós criarem o já clássico Estórias Gerais, o desenhista Flavio Colin produziu para o roteirista Wellington Srbek três outras HQs. Publicadas em revistas independentes, entre 2000 e 2002, “A Companhia das Sombras”, “Admirável Novo Mundo” e “Uma noite no fim do mundo” ganham agora sua primeira edição conjunta em Fantasmagoriana & Outros Contos Sombrios, lançamento da Editora Nemo.

“A Companhia das Sombras” foi inicialmente publicada em novembro de 2000 na revista Mirabilia, que receberia o troféu HQ MIX “Melhor Revista de Aventura & Ficção”. Ela foi a segunda parceria de Srbek e Colin, tendo sido descrita numa resenha como: “uma alegoria da Inconfidência Mineira”. A trama nos leva à antiga Vila Rica do período colonial, carregada de elementos culturais nacionais em um envolvente terror barroco.

“Admirável Novo Mundo” é o último trabalho desenhado por Flavio Colin, que faleceria em 13 de agosto de 2002. Este foi mais um dos roteiros de Srbek pensados especialmente para o desenhista. A história, ambientada no Rio de Janeiro no final do século XIX, mostra dois ladrões chinfrins às voltas com a terrível “Confraria dos Imortais”.

“Uma noite no fim do mundo” segue a mesma linha do ambiente barroco, com fantasmas históricos e a alegoria da morte já presente em “A Companhia das Sombras”. Nas duas histórias, o tema central é a mortalidade humana, que iguala a todos nós. Originalmente lançada na revista Fantasmagoriana, a história ganharia os troféus HQ MIX de “Melhor Graphic Novel Nacional” e Angelo Agostini de “Melhor Roteirista”.

Fantasmagoriana & Outros Contos Sombrios traz o inconfundível traço de Colin em toda sua expressividade, em três histórias de um de seus gêneros preferidos: o terror. Os roteiros de Srbek, sempre remetendo a temas brasileiros, destacam-se pela dinâmica narrativa e por seu texto elaborado.

Sobre o roteirista – Wellington Srbek nasceu em Belo Horizonte em 1974, é formado em História, mestre e doutor em Educação pela UFMG. Pesquisador e professor de quadrinhos, recebeu os principais prêmios nacionais como roteirista e editor de HQs. Entre seus trabalhos mais conhecidos, estão o álbum Estórias Gerais e a série Solar. Atualmente é o editor responsável pelas publicações da Editora Nemo do Grupo Autêntica.

Sobre o desenhista – Flavio Colin (1930-2002) produziu trabalhos na arte dos quadrinhos desde os anos 50, desenvolvendo um estilo único e inconfundível. Considerado um dos maiores desenhistas da história da HQs brasileiras, produziu trabalhos nos mais diversos gêneros, destacando-se nas revistas de terror. O premiado álbum Estórias Gerais e as HQs reunidas emFantasmagoriana & Outros Contos Sombrios estão entre os últimos trabalhos desta verdadeira lenda dos quadrinhos.

TítuloFantasmagoriana & Outros Contos Sombrios
Roteiro: Wellington Sberk
Desenho: Flávio Colin
Número de páginas: 48
Formato: 22,5 x 32 cm
Preço: R$ 28,00 

Fantasmagoriana & Outros Contos Sombrios - Pág 03Fantasmagoriana & Outros Contos Sombrios - Pág 04 Fantasmagoriana & Outros Contos Sombrios - Pág 05 Fantasmagoriana & Outros Contos Sombrios - Pág 06 Fantasmagoriana & Outros Contos Sombrios - Pág 07

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...