Dez entre dez amantes de quadrinhos ao comprar um celular, computador ou tablet, tem como primeiro questionamento “como usar o novo gadget em favor do meu vício?”, certo?

 

Aliás, não sei se falo pela maioria, mas antes de adquirir um aparelho celular novo a primeira coisa que procuro em matéria de aplicativos são aqueles relacionados à nona arte!

Certo! Comprado o celular, a dúvida é outra: Qual aplicativo é o melhor, e para quê?

Pois bem, não se desespere pequeno gafanhoto! Estamos aqui para ajudá-lo nesse momento tão angustiante!

Esse será o primeiro de uma série de textos relacionados à tecnologia aplicada aos quadrinhos, onde mostraremos quais os melhores aplicativos para o seu celular (ou tablet), o que cada um oferece, quais os pontos fortes e fracos, e claro, mais adiante falaremos sobre HQ’s feitas exclusivamente para o formato – e devo adiantar, tem coisa boa aí viu!

Neste primeiro post mostraremos quais os principais readers de quadrinhos para Android; e a partir daí, você poderá escolher qual se encaixa melhor ao seu perfil, e qual disponibiliza seus títulos preferidos.

Sem mais delongas, vamos lá!

Comics by Comixology

Não apenas um leitor, mas também uma loja completa. Bem fácil de usar por conta de sua interface ser agradável e bem intuitiva. Está entre os aplicativos mais baixados no Android Market, não apenas por ser gratuito (todos são), mas também por ter em sua biblioteca diversos títulos DC, Image, Archie, Dinamite e BOOM!; sendo algumas de suas edições gratuitas – normalmente um preview de poucas páginas  (como Battlestar Galactica #0), ou primeiras edições de algumas coleções ( Infinity crisis #1).

Na versão para iPhone e iPad o Comixology disponibiliza também quadrinhos da Marvel… Mas no Android, nada feito!

Além disso, tem também em seu catálogo títulos independentes, como Valentine, cujas edições saem diretamente para download de graça na loja online. Além de ser um dos poucos (na verdade o único que vimos) que apresenta todas as edições traduzidas para o português.

E esse é justamente um ponto negativo para alguns: O ComiXology – assim como a maioria dos readers – é todo em inglês, bem como quase a totalidade dos títulos disponíveis.

O valor das HQs varia entre $0,99 (Archie), $ 1,99 (100 bulets) e $ 2,99 (Batman: Arkhan City #1).

Comix Brick (beta)

Coisinha complicada!

Confesso que a minha paciência se esgotou logo nos primeiros minutos: Programa pesado, demora para carregar, e com uma interface sem graça!

Nesse, as HQ’s podem ser lidas diretamente dos servidores, ou baixadas para o SD Card.

Além disso, diferentemente do formato de leitura apresentado pelo Comixology, onde a tela exibe um quadro (frame da página) por vez, aqui a leitura é da página inteira – como a grande maioria dos outros readers do mercado.

Só mais um detalhe: No momento estão disponíveis apenas 3 servidores ( alimentados exclusivamente por mangás), sendo todos chineses. Logo, a menos que você domine o idioma de Mao Tsé-Tung, atente-se para o famoso conselho do Pedro: “É uma cilada Bino!”

Droid Comic Viewier (DCV)

É o leitor padrão do Android. Nesse, os títulos podem ser baixados do Android Market, bem como em outros formatos, como .zip, .rar e .cbz, que podem ser transferidos do próprio computador para o SD Card.

 Testamos arquivos baixados na página do Android e ficamos muito satisfeitos com o que vimos: Exibição da página quadro a quadro, arquivos leves, e manuseio fácil.

A maior parte dos títulos disponíveis na loja é feito para o formato, como o já clássico Jesus hates Zombies (falaremos sobre isso, em breve, aqui no QaQ). Mas há também material adaptado de outras editoras, como I, Robot (IDW).

Assim como o Comixology, a grande maioria dos títulos está em inglês, e afora algumas primeiras edições e previews, os downloads são pagos.

Comic Life

Para falar a verdade, não entendi qual a graça desse aplicativo. Não é um leitor, mas visualizador, onde se escolhe o tema (há até a opção “Obama”), e o programa mostra capas de HQ’s e Cartuns relacionados.

Bem chato para falar a verdade.

Em inglês, claro!

 

Comic Reader

Trata-se de um reader exclusivo de tiras.

O app mostra uma lista, onde o leitor escolhe os títulos preferidos e passa a acompanhar diariamente. Todo dia é liberada uma nova tira (sempre gratuita), podendo ser lidas, sem restrição, as postadas anteriormente.

O interessante é que as comic strips mais famosas do mundo estão lá, como Calvin and Hobbes, Get Fuzzy e Garfield.

Assim como os outros, é totalmente em inglês.

 

Daily Comix

Reader exclusivo do Android.

Mais um leitor online, cuja base de dados é alimentada exclusivamente por webcomics. De acordo com a sinopse na página de compra, o aplicativo tem como fonte os principais da rede.

Confesso que da lista (que é extensa), conheço apenas Cyanilde & Happiness, mas tenho certeza de que, para quem gosta do segmento, a diversão é garantida!

Só achei um pouco ruim para ler porque além de ser página inteira, a propaganda atrapalha um pouco a leitura – como é de praxe, alguns apps free vem com propaganda no meio.

Vintage Comic Droid

Diferentemente de todos os outros leitores, nesse não há tiras, HQ’s feitas exclusivamente para a web, ou títulos de grandes editoras. Como o próprio nome sugere, o aplicativo trabalha apenas com quadrinhos antigos (vintage) de domínio público.

Ao instalar o aplicativo, ele já compila num banco de dados no próprio aparelho, todo o acervo disponível, de forma a tornar mais fácil a busca.

O problema é que na maioria das vezes nem todos os títulos estão disponíveis (alguns pulam da edição 07 para 14, por exemplo).

Ah! E quem já está coçando os dedos querendo ler edições clássicas da Marvel e DC, esqueça! No Vintage Droid não há nada publicado pelas grandes editoras.

 

Mango

Para quem gosta de quadrinhos japoneses, esse é o programa certo! A leitura é simples, de página inteira, mas o atrativo não é o modo de leitura, mas a ampla biblioteca disponível!

Na verdade, ele trabalha com servidores, onde cada qual tem um vasto banco de dados composto de centenas de títulos de mangá.

Como os outros, este também é gratuito, mas com algumas limitações que exigem a atualização para a versão paga.

Como disse, a quantidade de edições é absurdamente grande – e entre eles, consegui encontrar o meu preferido Trigun –, com títulos que vão de Dragon Ball a One Piece!

O único ponto negativo desse programa é a demora para carregar cada página. Isso às vezes enerva um pouco, mas para quem tem paciência oriental, vai gostar muito desse aplicativo – que apesar de ser exclusivo de mangá, é em inglês, e não japonês.

Graphicly Comics

E por último, mas não menos importante, temos o Graphic.ly.  Cujo funcionamento é similar ao Comixology, com sua loja própria e leitor dinâmico.

Os preços em geral oscilam entre os mesmos valores das revistas disponíveis no Comixology, assim como alguns #1 e previews também são liberados gratuitamente.

Não parei para comprar, mas de todos os citados, provavelmente é aquele cuja biblioteca mais agradará os fanboys, já que além de disponibilizar títulos da Marvel, trabalha ainda com Archie, IDW, Top Cow, BOOM! Entre outros. Porém, nada de DC Comics no catálogo desse reader.

O ponto negativo desse app é o fato de que ele mostra-se muito instável nos celulares. É pesado na hora de rodar, e quase sempre trava! Testamos no Motorola Defy e no Galaxy S, ambos usando Android 2.1, e o resultado foi desastroso. Chegou a funcionar algumas vezes, mas sempre travava.

 

De todos mostrados, os únicos que mantenho no meu celular são: Comixology e o leitor do Android (DCV). Não que os outros sejam inferiores, mas porque esses são os que apresentam em sua biblioteca minhas HQs preferidas, além de rodar sem problema algum.

Aqui só falamos sobre o funcionamento desses apps no celular. Não chegamos a testá-los em tablets ou desktops. Alguns deles como o Graphicly e o Comixology tem versões para desktop, onde a leitura é diferente, e as funcionalidades também.

É claro que existem muitos outros readers por aí, mas preferimos listar aqui os mais populares, mais fáceis de usar, bem como aqueles cujos catálogos fossem mais interessantes.

Agora que você sabe o que cada um faz, os pontos positivos e negativos, basta escolher aquele que melhor se encaixa às suas necessidades e esperar que a fila do banco esteja grande o suficiente para que dê tempo de ler toda sua revista!

Boa sorte …ou não.