abril 25, 2024

Qual a diferença entre o pensamento de Sócrates e Platão?

Platão foi discípulo de Sócrates e um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga. No período antropológico, iniciado a partir das ideias socráticas, Platão destacou-se por ter lançado a sua teoria idealista e por ter deixado escrita a maioria dos textos conhecidos hoje sobre Sócrates.
Em cache

Qual é a relação entre Sócrates e Platão?

Platão foi discípulo de Sócrates e um dos mais importantes filósofos do período clássico. A principal contribuição de Platão foi sua teoria idealista .
Em cache

Qual a filosofia de Sócrates e Platão?

A doutrina clássica do direito natural originou-se com Sócrates e foi posteriormente desenvolvida por Platão. Segundo esta doutrina, como vimos, há uma ordem natural nas coisas. Assim, o ser humano é social por natureza. É natural, portanto, que haja uma virtude social, chamada de justiça.
Em cache

Qual a diferença entre a teoria de Platão e Aristóteles?

A principal diferença entre Platão e Aristóteles encontra-se em suas crenças sobre o que era mais autêntico sobre a existência. Platão acreditava que a realidade última não está presente em experiências cotidianas. Aristóteles pensava que o mundo de todos os dias é mais autêntico do que o mundo das ideias de Platão.

O que é que o Platão defendia?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.

O que o Platão acreditava?

Platão acreditava que o Mundo Sensível está em constante movimento e mudança (algo que não ocorreria no Mundo das Ideias, que é eterno). Dessa forma, este mundo está suscetível a errar e a ser falho, ao contrário da realidade abstrata. Essas são as ideias de Platão, as principais e que caem nos vestibulares e Enem.

Qual é a principal teoria de Platão?

A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais.

O que defendia o Sócrates?

Sócrates acreditava que a melhor forma de transmitir conhecimento era através da troca direta de ideias através de perguntas e respostas entre duas pessoas. Por isso, não deixou nenhuma obra escrita. Todo o conhecimento a respeito da obra desse grande filósofo é resultado do trabalho de Platão, seu discípulo.

Qual foi a principal teoria de Platão?

Idealismo

A noção de idealismo pode ser considerada como a mais influente de Platão para a posteridade e a mais importante dentro de sua obra, pois o filósofo criou nas ideias e nos conceitos das coisas a verdadeira essência e o verdadeiro conhecimento possível.

Qual foi a frase mais famosa de Platão?

Platão (427-347 a.C.)

Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.