abril 26, 2024

O que significa EDTA e qual é a sua função?

O EDTA, do inglês Ethylenediamine tetraacetic acid, é um agente quelante, também conhecido como sequestrante, muito utilizado em formulações de produtos de limpeza e cosméticos para conferir estabilidade, porém com aplicações nos mais diversos segmentos de mercado.

Qual o objetivo do EDTA?

O EDTA é um agente quelante específico para os íons cál- cio. Ele tem a capacidade de limitar a formação da smear layer, “sequestrando” a sua parte inorgânica e deixando a matéria or- gânica para ser removida por um agente irrigante, como, por exemplo, a solução de hipoclorito de sódio.

O que é EDTA na química?

Ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é o quelante mais usado em química analítica. Praticamente todos os elementos da tabela periódica podem ser determinados com EDTA, seja por titulação direta ou sequência de reações indiretas. O EDTA é um ligante hexadentado.

Qual a função do EDTA na ferida?

BENEFÍCIOS Único com EDTA, um agente quelante que potencializa a ação do PHMB;Descontamina o leito da lesão e protege contra infecção;Auxilia no desbridamento;Não é absorvido pelo organismo do paciente;Não desenvolve resistência bacteriana.

Quando devemos utilizar o EDTA?

O EDTA é um composto químico que é utilizado desde a década de 1950 na medicina, convencionalmente para tratar intoxicação aguda por chumbo. O EDTA é também utilizado amplamente na indústria cosmética e alimentícia como conservante e tem afinidade com outros metais pesados.

Qual a função do EDTA na formulação?

Agente quelante ou sequestrante de alta pureza: como o vimos, o edta dissódico é muito utilizado por diversos setores industrias em razão da sua função removedora de metais, ou seja, da sua capacidade de inativar íons metálicos provenientes de água ou outras matérias-primas.

O que pode substituir o EDTA?

A substituição do EDTA pelo produto Polydisperse NA2 e Polydisperse NA4 pode proporcionar redução de 50,0% do valor gasto com complexantes, pois o cliente irá reduzir pela metade a dosagem em sua formulação. Conte com o desempenho superior e vantagens ecológicas.

O que é solução de EDTA?

é uma substância primária, pois pode obter-se puro, podendo ser seco a uma temperatura de 150 ºC sem perigo de decomposição, não é higroscópico, mas não é muito utilizado na preparação de soluções padrão, em virtude da sua baixa solubilidade em água.