Hoje é aniversário de Mauricio de Sousa, e o fantástico criador dos personagens de quadrinhos mais conhecidos do país completa 77 primaveras muito bem vividas.

E para comemorar essa data especial, vamos presentear o leitor do Quadro a Quadro com uma revelação inusitada e pouco conhecida pelos leitores da turminha, os verdadeiros nomes dos personagens ou em alguns casos, seus nomes completos.

Portanto conheçam agora verdadeiramente os personagens criados pelo Mauricio, e Feliz Aniversário Mestre!

Mônica Sousa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa foi fácil! A baixinha, dentuça e gordinha mais charmosa do Bairro do Limoeiro é a que provavelmente todo mundo já conhecia. Criada em 1963 nas tiras do Cebolinha como personagem coadjuvante, a dentucinha logo ganhou espaço, se tornando a personagem principal e ganhando título próprio em 1970. De lá para cá, tudo que o Cebolinha mais quer é voltar a ser o dono da "Lua".

Filha de Dona Luisa Moreira Fernandes Seu Luís Rodolfo Castro de Sousa "Seu Sousa"

Cebolácio Júnior Menezes da Silva "Cebolinha"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa nós duvidamos que você, amigo leitor, sabia… O menino implicante, que fala "elado", que quer ser dono da "Lua" e tem uma estranha mania de dar nós na orelha do Sansão (coelho de pelúcia da baixinha… quer dizer, da Mônica) foi criado em 1960 e ganhou seu apelido devido ao formato dos seus cabelos.

Filho de Dona Maria Cebolácia Martins Carneiro "Dona Cebola" Seu Cebolácio Cogumélio da Silva "Seu Cebola". Possui uma irmã caçula, a Maria Cebolácia Martins da Silva Filha "Maria Cebolinha". Durante o período em que era publicado em tirinhas de jornais, Cebolinha teve um irmão caçula, que sem explicação foi retirado das histórias do personagem, mas durante um período, Salson Martins da Silva "Salsinha" 

Magali Fernandes de Lima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora nem foi tão difícil assim. Criada em 1963, a personagem meiga, delicada (talvez não tanto, quando o assunto é comida) e comilona é a melhor amiga da Mônica. Na primeira aparição, usava camisa e saia verde, mas foi com o vestidinho amarelo que utiliza sempre que a personagem ficou mundialmente conhecida.

Quem sustenta do apetite voraz da Magali é sua mãe Dona Linaura Coelho Fernandes "Lina" e Seu Carlos Paulo de Lima Moraes, que possui dois apelidos, Carlitos ou Paulinho

Cássio Marques de Araújo "Cascão"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por essa ninguém esperava. O sujinho mais famoso do mundo foi criado em 1961. Dizem que o Cascão tem os cabelos loiros, mas nos quadrinhos só aparecem pretos por causa da sujeira, porém este fato foi desconsiderado na versão jovem do personagem, já que mesmo com um certo temor pela água, Cascão toma banho e contudo seu cabelo nunca apareceu loiro.

O corinthiano é filho de Seu Antenor Cordeiro de Araújo Dona Lurdes Pereira Marques "Lurdinha". Enquanto a mãe, obcecada por limpeza, vive implicando com o fato do filho não tomar banho, Seu Antenor é o verdadeiro parceiro do filho, sempre se envolve nas brincadeiras e acredita que quando a hora chegar, o menino vai criar coragem e tomar banho.

Francisco Antonio Felício Bento "Chico Bento"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Devido ao "Chico" suspeitamos que muita gente imaginava que o nome dele era Francisco, mas quantas pessoas podem dizer que sabiam todo o nome do caipira mais romântico dos quadrinhos? Chico Bento foi criado em 1963 nas tirinhas do Hiro e Zé da Roça, que na época se chamavam Hiroshi e Zezinho, e só ganhou título próprio em 1982. Um típico caipira brasileiro, Chico é filho de Antônio Francisco Bento "Nhô Tonico Bento"Dona Cotinha.

Tem na figura da avó paterna, Vó Dita, uma verdadeira contadora de histórias, responsável por povoar a cabeça do Chico e da Turma com histórias sobre o folclore brasileiro.

Personagens secundários

Mauricio de Sousa tem uma infinidade de personagens, agora vamos apresentar alguns dos personagens mais conhecidos.

Franjoão Dinho Paiva "Franjinha"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Franjinha foi criado em 1959 junto com seu inseparável caãozinho Bidu.

Xavier Lorota Diniz "Xaveco"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bastante criativo, inteligente e com imaginação muito fértil, Xaveco é o único personagem da turminha a ter os pais separados.

Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira "Louco"

Licurgo ou Louco como é mais conhecido, é capaz de realizar as coisas mais absurdas e vive a atazanar a vida do Cenourinha, ops… Cebolinha.

Luís Mauro Hiromashi Fagundes "Do Contra"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Criado em 1994, inspirado em Mauro, filho caçula de Mauricio de Sousa, sempre tenta fazer as coisas ao contrário do que é convencional. Um dos personagens mais bacana da turminha e que merece um gibi só seu! Fica atento Mauricio!

Nimbus Hiromashi Fagundes Filho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Irmão do "Do Contra", foi criado em 1994 também inspirado no caçula de Maurício. Como o Cascão, possui medo de chuva e raios, contudo, não tem medo de água, fazendo sua higiene pessoal sempre. Nimbus gosta de realizar mágicas, o que o coloca em algumas enrascadas, as vezes…

Maria Cassandra "Cascuda"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Namorada do Cascão, é meio sujinha como ele, mas vive implicando com o medo irracional que ele tem de água e sonha com o dia em que ele ficará limpo. Até isso acontecer, ela toma banho de vez enquando, o que não agrada em nada o namorado.

Ângelo Ceolino "Anjinho"

Um anjo de verdade, que desceu do céu para tomar conta da criançada no Bairro do Limoeiro. Tenta a todo custo evitar que se machuquem e seu maior desespero é quando os meninos aprontam com a Mônica, pois as vezes as coelhadas sobram até para ele. Em Turma da Mônica Jovem, modificou o seu nome para "Céu Boy", porém depois foi rebatizado de Ângelo.

Rosa Pontes da Silva "Rosinha"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rosinha foi criada em 1964, verdadeira menina da roça, ela é tímida, bonita, decidida, um encanto de pessoa. É a namoradinha do Chico Bento, com quem tem uma relação acanhada, cheia de olhares e carinhos. A história de amor mais bonita dos personagens do Mauricio.

Por enquanto é só pessoal. Mas esse post não vai ficar por aqui, vamos fazer outros apresentando outros personagens criados pelo Mauricio. Tem a Turma do Bidu, Turma do Horacio, Turma do Penadinho, Turma da Tina, a Turma do Papa-Capim, Turma da Mata, Turma do Piteco e a Turma do Astronauta, além dos animais que estão presente nas histórias e dos personagens inspirados em jogadores e astros do cinema.

Até a próxima e esperamos que tenham gostado.

Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre e Portal da Mônica.

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...