abril 24, 2024

O que é interseccionalidade para Kimberlé Crenshaw?

O conceito de interseccionalidade foi cunhado pela advogada Kimberlé Crenshaw em 1989 ao perceber que, em determinadas situações, há uma interseção entre diferentes identidades sociais, e quando isso ocorre, a discriminação assume características singulares.
Em cache

Qual é o conceito de interseccionalidade?

Como se define a interseccionalidade? Em termos simples, a interseccionalidade é a interação entre dois ou mais fatores sociais que definem uma pessoa. Questões de identidade como gênero, etnia, raça, localização geográfica ou mesmo idade não afetam uma pessoa separadamente.

Qual o objetivo da interseccionalidade?

Elaborada diante da crítica feminista negra às leis antidiscriminação subscrita às vítimas do racismo patriarcal, a interseccionalidade tem como objetivo dar instrumentalidade teórico- metodológica à inseparabilidade estrutural do racismo, do capitalismo e do cisheteropatriarcado.
Em cache

O que é interseccionalidade para Angela Davis?

políticas feministas e as políticas antirracistas, que marginalizam a questão da violência em relação às mulheres negras. A autora destaca: A interseccionalidade é uma conceituação do problema que busca capturar as consequências estruturais e dinâmicas da interação entre dois ou mais eixos da subordinação.
Em cache

Como usar a interseccionalidade?

O termo interseccionalidade é usado para fazer referência às formas como diferentes marcadores sociais – de gênero, raça, classe, sexualidade, entre outros – interagem entre si influenciando a forma como experimentamos a vida em sociedade.

O que é interseccionalidade na psicologia?

“A interseccionalidade investiga como as relações interseccionais de poder influenciam as relações sociais em sociedades marcadas pela diversidade, bem como as experiências individuais na vida cotidiana.

Quem fala de interseccionalidade?

O conceito de Interseccionalidade foi criado pela professora estadunidense Kimberlé Williams Crenshaw, cientista nas áreas de raça e gênero. Ela o formulou após conhecer a história de uma mulher americana que não conseguiu processar uma empresa por dois tipos de discriminação: ser mulher e negra.

Quem criou o conceito de interseccionalidade?

Kimberlé Crenshaw, teórica feminista negra estadunidense, foi quem sistematizou o conceito, em 1989. Ela sintetizou essa reflexão histórica para construir uma ferramenta potente, tanto de análise de como essas desigualdades sociais operam, como também de formas para o enfrentamento dessas desigualdades.

Como a interseccionalidade e vista pela sociedade?

A interseccionalidade é vista como uma das formas de combater as opressões múltiplas e imbricadas, e portanto como um instrumento de luta política. É nesse sentido que Patricia Hill Collins (2014) considera a interseccionalidade ao mesmo tempo um "projeto de conhecimento" e uma arma política.

Quem cunhou interseccionalidade?

Kimberlé Crenshaw

Apesar disso, essa ideia não é nova. O conceito de interseccionalidade foi criado em 1989 por Kimberlé Crenshaw, ativista americana de direitos civis e estudiosa da teoria crítica racial, vertente que examina o racismo como algo naturalizado na sociedade por meio das instituições e leis, e não apenas por indivíduos.

Porque é que a interseccionalidade não pode esperar?

A interseccionalidade de forma isolada não consegue trazer corpos invisíveis para a vista. Meras palavras não mudam a forma como algumas pessoas – os membros menos visíveis do eleitorado político – têm de continuar à espera que os líderes, decisores políticos e outros vejam as suas dificuldades.

O que é uma discriminação interseccional?

A discriminação interseccional implica uma análise contextualizada, dinâmica e estrutural, a partir de mais de um cri- tério proibido de discriminação. Por exemplo, uma mulher pertencente a certa minoria está sujeita a estigmas diversos daqueles experimentados por homens pertencentes ao mesmo grupo (Makkonen, 2002, p.