abril 20, 2024

O que é o Antirracionalismo?

Significado de Antirracionalismo

adjetivo Oposto à doutrina racionalista ou ao racionalismo. Etimologia (origem da palavra antirracionalismo). Ant(i) + racionalismo.

O que o Nietzsche defende?

Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.

Quais são as 3 ideias de Nietzsche?

As ideias-chave de Nietzsche incluíam a dicotomia apolíneo/dionisíaca, o perspectivismo, a vontade de poder, a "morte de Deus", o Übermensch (Super Homem) e eterno retorno.

Por que Nietzsche criticava o racionalismo?

A oposição de Nietzsche baseia-se na denúncia da fragilidade científica dessa forma de consideração. Segundo ele, os princípios mobilizados pelo racionalismo metafísico foram determinantes para o distanciamento do mundo e para a superficialidade científica da metafísica.

Qual é a frase mais famosa de Nietzsche?

Deus está morto

1. "Deus está morto". Essa é uma das frases mais famosas e polêmicas de Nitetzsche. O pensador, que vinha de uma família de pastores com forte ligação com o cristianismo, em determinado momento de sua vida rompe com a religião.

Qual é a crítica de Nietzsche?

Ele critica uma sociedade edificada sob o ideário cristão que está amparado em uma moral que, por séculos, foi usada como mecanismo de domínio e manutenção de poder. Nietzsche entende o Cristianismo enquanto negação da vida e/ou Religião da decadência.

O que Nietzsche fala sobre Deus?

Deus está morto! Deus continua morto! E nós o matamos! Nunca houve um ato maior — e quem vier depois de nós pertencerá, por causa desse ato, a uma história mais elevada que toda a história até então!

Qual a principal crítica de Nietzsche?

Nietzsche afirmava que o cristianismo, imperioso a partir da Idade Média, impôs uma inversão de valores morais que culminaria no enfraquecimento do ser humano por ser a negação dos impulsos morais que falam mais alto em qualquer animal.

Qual a crítica feita por Nietzsche?

Nietzsche criticou a moral, sobretudo a cristã ocidental, não com o intuito de eliminar as regras morais, mas fazendo uma crítica ao seu caráter metafísico, universal e inquestionável, nos convidando a refletir sobre o que nos faz bem e o que nos faz mal numa moral, ao invés de apenas a seguir cegamente.

Qual é o sentido da vida para Nietzsche?

Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.

Qual foi o maior inspirador de Nietzsche?

As grandes influências de Nietzsche surgiram na época em que ele era estudante na Universidade de Leipzig. Lá ele descobriu a filosofia de Arthur Schopenhauer (1788-1860) e a música de Richard Wagner (1813-1883), de quem se tornou amigo mais tarde.

Qual era a religião de Nietzsche?

Nietzsche negou Deus o tempo todo em suas obras, em contrapartida viveu o tempo todo entranhado na metafísica, ele era inegavelmente um religioso. Há um chocante paradoxo nessa afirmativa, já que a maioria dos nietzschianos considera a religião simples sobrevivência histórica e cultural.

O que Nietzsche quis dizer com Deus está morto?

A sentença "Deus está morto" significa: o mundo supra-sensível está sem força de atuação. Ele não fomenta mais vida alguma. A metafísica, isso significa para Nietzsche a filosofia ocidental entendida como Platonismo, está no fim.

Qual a melhor frase de Nietzsche?

Nietzsche: 14 Frases Curtas e PODEROSAS.

  • É impossível acreditar num Deus que deseja ser louvado o tempo todo.
  • Toda ambição requer renúncia.
  • Aquele que tem uma razão para viver pode suportar quase tudo.
  • A arte existe para que a verdade não nos destrua.
  • Amamos o desejo, não o desejado.
  • Torna-te quem tu és.

Qual crítica feita por Nietzsche?

Nietzsche afirmava que o cristianismo, imperioso a partir da Idade Média, impôs uma inversão de valores morais que culminaria no enfraquecimento do ser humano por ser a negação dos impulsos morais que falam mais alto em qualquer animal.