cartazweb-9-dia-quadrinho-2014

No dia 30 de janeiro de 2014 Belo Horizonte comemorará o seu 9º Dia do Quadrinho Nacional, sob a coordenação da Associação Cultural Nação HQ. O local escolhido da comemoração deste ano é o Centro Cultural Venda Nova (Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Bairro Novo Letícia), onde acontecerão oficinas de quadrinhos, exposição e uma apresentação musical. Toda a programação é gratuita.

As atividades começam às 14 horas com a oficina de roteiro Ele morreu e agora?. Normalmente uma história começa com a criação de um personagem. E o que acontece quando invertemos essa lógica? Logo depois, às 16 horas, na oficina Pequenas Doses de Quadrinhos, o público poderá participar e aprender métodos de construção de uma narrativa gráfica. De modo prático e divertido, a cada quadro desenhado nossa equipe fará uma intervenção propondo novos desafios às histórias, levando a história para rumos desconhecidos e explorando a criatividade.

Quem visitar o centro cultural também terá a oportunidade de ver a exposição Viagem Fantástica ao Mundo do Antigamente. A exposição trará uma instalação com 20 trabalhos que contará parte da trajetória das primeiras histórias em quadrinhos, com obras de Joseph Franz Von Goz, Rudolph Topffer, Wilhelm Busch, Angelo Agostini e Richard Outcault. Outra exposição é Ícones dos Quadrinhos, onde artistas retrataram personagens de quadrinhos que possuiam algum significado especial para eles. Ícones dos Quadrinhos foi elaborado por Ivan Costa, membro da equipe de curadoria do Festival Internacional de Quadrinhos de BH.

Um encontro entre artistas e fãs de quadrinho acontecerá as 19 horas e homenageará Alex Soares, fotógrafo e colecionador de revistas. A cerimônia continua com a apresentação musical da banda O Monomotor, às 20 horas, trazendo o melhor do rock.

O 9º Dia do Quadrinho Nacional tem o apoio do Studio A4, do Estúdio Black Ink, o Portal do Ilustrador, do Estúdio Nanquim, do Diretório Acadêmico Carlos Drummond de Andrade da Faculdade de Letras da UFMG e da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Serviço

9º DIA DO QUADRINHO NACIONAL



30 de janeiro de 2014

Centro Cultural Venda Nova

Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Bairro Novo Letícia – Belo Horizonte – MG



Exposições: “Viagem fantástica ao mundo do antigamente” e “Ícones dos Quadrinhos”

14h – Oficina de Roteiro “Ele morreu e agora?”

16h – Oficina “Pequenas doses de quadrinhos”

19h – Encontro de artistas e fãs de quadrinhos

20h – Apresentação Musical: Banda O Monomotor



Todas as atividades são livres e gratuitas, sem necessidade de inscrição. Sujeitas a lotação.



Informações: CCVN (31) 3277-5533

Nação HQ – www.nacao.net – www.quadrinho.com – contato@quadrinho.com

Contato imprensa: Richardson Santos (Ric) – (31) 9664.8488

 
— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...