Matéria Publicada em parceria com o KPblog e o Gibi Rasgado.

De 23 a 31 de janeiro, o Ken Parker Blog está promovendo sua 3ª Semana do Quadrinho Nacional.

Imagine você se tivesse a oportunidade de convidar vários desenhistas para reinterpretarem seu personagem de quadrinhos favorito. E melhor ainda, ao lado de um personagem brasileiro.

Foi essa a idéia que em janeiro de 2009 o baiano Lucas Pimenta propôs ao amigo e parceiro de blog João Guilherme. Juntos eles prepararam o convite e começaram a divulgação do evento que ocorreria durante a última semana de janeiro, em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional.

Ken Parker, por WillO Dia do Quadrinho Nacional é comemorado em todo 30 de janeiro, data em que – no já longinquo ano de 1869 – foi publicada NHÔ QUIM, a primeira história em quadrinhos brasileira, pelas mãos do brasileiríssimo italiano Ângelo Agostini – genial artista do século XIX, que deixou o Império de cabelo em pé com suas ferinas ilustrações e de quebra foi um dos precursores da Nona Arte.

Inicialmente, seria uma celebração dos quadrinhos nacionais e uma homenagem a imortal criação de Berardi e Milazzo.

O que Lucas e João não esperavam é que já na primeira edição artistas de peso como Adauto Silva, Flavio Luiz e Will fossem contribuir com suas visões personalíssimas do herói, sempre acompanhado de um personagem brasileiro ou com alguma referência aos quadrinhos nacionais.

A idéia pegou e gerou uma segunda edição em 2010. E para surpresa de todos, naquele ano, a participação foi ainda maior e contou com a colaboração de artistas badalados como Spacca e com a contribuição considerada um dos maiores orgulhos do evento: uma ilustração feita pelo genial Julio Shimamoto.

E agora o evento está de volta!

Para participar, basta preparar uma ilustração de Ken Parker ao lado de um personagem dos quadrinhos nacionais e encaminha-la até o dia 22 de janeiro para o e-mail kenparker.blog@gmail.com.

O Evento este ano também promoverá um concurso: o leitor que identificar o maior número de personagens no cartaz oficial (feito pelo Bira Dantas especialmente para a Semana) ganhará uma arte original do Bira, feita especialmente para o ganhador (ou ganhadores, em caso de empate). As respostas devem ser enviadas também para o e-mail kenparker.blog@gmail.com.

Então mãos a obra!

E vida longa a iniciativa do Ken Parker Blog.

— morreu num acidente inexplicável na Serra da Cantareira. Antes que seus familiares percebessem, já havia virado um Zumbi. Para aplacar sua fome por cérebros humanos, passa as noites escrevendo no Gibi Rasgado. Seus amigos, com medo de seu apetite insaciável, o convidaram também para escrever no Quadro a Quadro. No momento ele está sob controle.