A abertura do 2º Nerd Cine Fest no dia 05/08 cumpriu a expectativa de quem esperava uma grande festa nos mesmos moldes do sucesso do primeiro evento.

Não faltaram veículos de imprensa e convidados especiais que se reuniram para conferir a pré-estreia do tão polêmico Quarteto Fantástico que, embora esteja dividindo as opiniões de críticos, não deixou de ser uma oportunidade de assistir os já conhecidos heróis da Marvel sob uma perspectiva diferente e o mais importante: de graça.FB_IMG_1438861581437

Acho muito importante ressaltar que independente do filme não agradar a todos, o evento em que foi apresentado é resultado do esforço conjunto de um grupo de pessoas que trabalham o ano todo sem lucro algum para que o público tenha acesso às películas muito antes de suas estreias nacionais. No ano passado, por exemplo, tivemos pré-estreia que antecedeu o lançamento mundial em mais de duas semanas.

Além da formação de público, eventos como o Nerd Cine favorecem a formação de redes sociais que se conectam e se propagam em torno de um objetivo comum que é o acesso à cultura. Não é preciso lembrar que o acesso à cultura, acima de tudo, é um direito ao exercício da cidadania, ou seja, a baixada Santista é privilegiada em receber eventos que aproximam o público do cinema com sessões que acontecem em vários pontos da região, inclusive nas regiões mais afastadas e sem recursos para abrigar um cinema de grande porte.

Obviamente, como santista que sou (sim, somos bairristas!) seria esperado que meu entusiasmo transparecesse, no entanto, mesmo alguém com um olhar mais crítico há de concordar que iniciativas como estas deveriam ser multiplicadas, afinal, são inúmeros os benefícios dessa aproximação do público com a 7ª arte.

Quanto ao filme, além da crítica dos quadrados que pode ser conferida aqui, a blogueira santista Sarah Campos também postou algumas considerações bem interessantes em relação ao  público de filmes baseados em HQs em sua página sahssaricando.

O 2º Nerd Cine segue até a próxima terça com programação intensa para todos os gostos e sempre de forma gratuita.

Confira a programação http://nerdcinefestsantos.com.br/programacao/

Fotos de Fábio Gomes Ribeiro (Santos Comic Expo) para a página do evento.

FB_IMG_1438861575416

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.