Nos próximos dias 13 e 14 de agosto, a Faculdade Guairacá será sede da primeira edição da GorpaCon, uma convenção regional que pretende atender a um público em crescimento no Brasil 

Pela primeira vez em sua história, a cidade paranaense de Guarapuava (a 250 km de Curitiba) será sede de um encontro regional diversificado de cultura nerd. Trata-se da GorpaCon 2016 – Primeira Convenção Regional dos Nerds de Guarapuava.

Programado para 13 e 14 de agosto deste ano, o evento terá entrada gratuita nas dependências da Faculdade Guairacá, no horário das 13 às 20 horas.

Aberta a toda comunidade do Paraná, a convenção reunirá aficionados em HQs, Games, Ficção Científica, Super-Heróis, Fantasia, Cultura Japonesa, Cosplays, SteamPlays, SteamPunk, RPGs, Jogos de Tabuleiro e muito mais.

Para tanto, a GorpaCon tem uma programação ampla e diversificada para os dias de evento: palestras, mesas-redondas, oficinas, exposições, estandes de produtos, games e concursos. A programação completa está no site do evento (www.gorpacon.com.br/).

Para um dos organizadores, o professor Carlos Alberto Machado, o ápice será o concurso de Cosplay. “São aqueles fantasias que os fãs utilizam para ficaram iguais a seus personagens favoritos, de games, animes, quadrinhos, filmes”.

Nas redes sociais, o evento tem causado burburinho desde o seu lançamento oficial em junho passado. Na página do evento no Facebook, mais de 1,9 mil pessoas já confirmaram presença; e outras 1,3 mil disseram que têm interesse em participar.

“Para Guarapuava, a realização da GorpaCon é um divisor de águas. É a partir desse evento que nós vamos ter a perspectiva de fomentar uma integração desses grupos de uma forma mais ampliada”, avalia o diretor executivo da Faculdade Guairacá, Evilásio Gentil de Souza Neto.

01

ORIGEM

Em 2015, Guarapuava foi eleita a “cidade mais nerd” do Paraná, em uma pesquisa feita pelo site Amazon. O município do Centro-Sul não é apenas polo da região, é também referência para o consumo de produtos da “linha nerd”.

Assim, um dos objetivos da GorpaCon é tirar o nerd guarapuavano de “sua toca” e trazê-lo para se socializar em um evento democrático e aberto a todos.

Não por sinal, o nome escolhido é uma homenagem ao povo local, que costuma se referir à sua querida cidade pelo apelido “Gorpa”.

 

ORGANIZAÇÃO

A primeira edição do evento é organizada pelo Grupo GorpaCon, criado a partir da reunião de pessoas com interesse em movimentar a cena cultural de Guarapuava.

 

SERVIÇO

GorpaCon 2016

Dias 13 e 14 de agosto

Das 13 às 20 horas

Entrada gratuita

Faculdade Guairacá (Rua XV de Novembro, 7.050, Centro)

Guarapuava

****Mais informações: site (www.gorpacon.com.br/) e fanpage (gorpacon2016)

 

 

Texto e fotos: Assessoria GorpaCon

 

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.