A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes – Posto 5 comemora nos dias 11, 12 e 13, seu aniversário de 23 anos de funcionamento. A programação conta com exposições, lançamentos, sessão de autógrafos, bate papo com os autores, música, sketchcrawl, encontro cosplay e outras atividades voltadas para os quadrinhos e manifestações da cultura nerd/geek.
            A comemoração se inicia ainda na sexta-feira, dia 11, com a abertura da exposição “Star Wars por uns 60” na área de circulação do Shopping Pátio Iporanga, a partir das 19h30 com entrada gratuita.
            No dia 12, a festa começa com a segunda Peixada dos Cartunistas, na barraca de praia atrás da Gibiteca, a partir das 10h. Ao meio-dia, a abertura de outra exposição, desta vez na própria Gibiteca: “80 anos de Mauricio de Sousa”, em homenagem ao pai da Turma da Mônica, a partir das 12h, também com entrada gratuita. Participam da mostra, os artistas:

Alex Ponciano

Alexandre “BAR” BarbosaCoala2
Aline Teodoro
André HQ
Augusto Passos
Caca
Christiano Flexa
Clayton InLoco
DaCosta
Denis Dym
Dodo
Ed Carlos
Eder Messias
Fábio Coala
Flavio Calazans

Helton/Aikau
Jazz Miranda
Jo Seraph
Joel Jr. Fragoso
Leandro Henrique Altafim
Nice Lopes
Sam Coza
Seri
Victor Freundt
Zéppas
            Confira a programação do dia 12:

– 12h30. Mesa livre de desenhos de mangá com o Estúdio Mangarts
– 13h. Painel ‘O jornalista Marcel Paes’, com o Prof. Dr. Flavio Calazans que vai contar um pouco da trajetória desse importante nome para os quadrinhos na nossa região.
– 14h. Encontro Cosplay
– 14h Maratona Sketchcrawl organizado pelo ilustrador e desenhista de humor Osvaldo Da Costa, o DaCosta.
– 16h. Exibição de dois episódios do desenho animado “Onigomanjhas”, de Mauro de Abreu, premiado no Anima Mundi, que homenageia os seriados japoneses e de super-heróis.
– 16h. Caricatura ao vivo com o Caricartoon, organizado por Caca Marszolek Bueno
– 17h. Debate com integrantes da AQC – Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo – vai falar sobre as atividades da entidade e também sobre o prêmio Ângelo Agostini. Participam Worney de Souza, Marcos Venceslau, Bira Dantas, Alexandre Silva e Gazy Andraus.
– 18h. Lançamento coletivo de autores da região como Fábio Coala, Paulo Siqueira, Victor Freundt, Bruno Bispo, Clayton InLoco e da editora Edda.
– 19h30. Apresentação do relatório anual das atividades da Gibiteca e cortado o bolo de aniversário.

 

Hurulla3Biosfera

           Durante todo o dia teremos, mesa com exibição de action figures e estátuas, além de música ao vivo. Com um repertório que vai do jazz a bossa nova, o duo Walmir Buono e Aracelli Go vai animar a tarde. Compositor e arranjador com mais de 20 anos de experiência, ele já tocou em cruzeiros marítimos, nas tendas da SECULT e em vários eventos importantes da cidade. Com um repertório calcado nas grandes vozes da MPB, ela já cantou em várias casas noturnas de Santos ao longo dos últimos anos.

  Além da programação especial também haverá lançamentos e bate-papos com Paulo Siqueira (Marvel/DC), Fabio Coala (O Monstro), Victor Freundt e Bruno Bispo (Novembro), Clayton InLoco (Hurulla 2) e os artistas da estreante editora Edda.

            Com larga experiência no mercado editorial norte-americano, o santista Paulo Henrique Vilarinho Siqueira iniciou sua carreira internacional na Avatar Press. Posteriormente desenvolveu vários projetos para a Marvel Comics, como em “Spider-Man” e “Ms. Marvel”, e para a DC Comics, onde vem trabalhando ultimamente, como em "Superman/Wonder Woman", "Secret Origins" e "Earth 2 – World’s End". Vem conversar com os fãs e autografar seus trabalhos.

            Formado em Publicidade e Propaganda, o quadrinista Fábio Luiz Cavalcanti, o Fábio Coala, já foi bombeiro. Mas, também é autor de “O Monstro”, a história de um bicho de pelúcia que passa de mão em mão para ajudar crianças com problemas. O trabalho ganhou o troféu HQMix de melhor publicação independente do ano passado.             Desde 2010 mantém no ar o site mentirinhas (www.mentirinhas.com.br), com postagens diárias de tiras de vários personagens de sua autoria. Vem lançar na Gibiteca o segundo volume de seu maior sucesso, “O Monstro: Filhos de Quíron”.

            Victor Freundt é ilustrador e professor de Histórias em Quadrinhos, além de produzir histórias em quadrinhos em parceria com o roteirista Bruno Bispo sob o selo BispoFreundt desde 2009. Desenhista de Terra Morta, em parceria com Tiago Toy e Cirilo Lemos, já publicou em revistas como Subversos, Projeto Zona, A3, Café Espacial e até MAD. Além disso, já publicou seus trabalhos também nas revistas Mundo Estranho e Mundo Canibal. Trabalha como concept artist de games e é responsável pela criação dos personagens do game Fruits‘NTails. Vem lançar seu último trabalho com Bruno Bispo, a revista independente “Novembro”.

            Clayton Barbosa Alexandre Mello, o Clayton InLoco, estudou na Quanta, Academia de Artes. É natural da Baixada Santista e a HQ “Hurulla”, lançada no início deste ano pela editora carioca Devaneio, é resultado de um projeto feito em sistema de financiamento coletivo. Em abril deste ano, Clayton conseguiu viabilizar o segundo volume de Hurulla, também pelo mesmo sistema e que será lançado neste encontro. As duas revistas contam as aventuras de um personagem bárbaro que vive numa era de magia e mistérios, em meio a cavaleiros poderosos e mulheres sensuais.

            A editora Edda, união das palavras Editora das Artes, nasceu no interior de São Paulo para juntar poesia e quadrinhos. Assim surgiu sua primeira publicação, “Biosfera Poética”, de Paulo Lisboa e Douglas Nogueira, idealizadores da editora. Além dos dois, este primeiro número que será lançado na Gibiteca tem a participação de mais 11 autores como Clayton Corrêa, George Wolf, Lula Carneiro, Maurício Brancalion e outros.

Programação do dia 13:

– 10h. Game Fest com Mortal Kombat e jogos surpresa, com coordenação de Felipe Marques;

– 10h. Workshop sobre RPG. Como jogar, onde encontrar os jogos e seus principais destaques, assim como um pouco de sua história e detalhes sobre o mercado nacional. A oficina será ministrada por Fábio Ribeiro (TOB) e convidados;
– 11h30. Lançamento do jogo Jade Punk, da editora Pensamento Coletivo. O jogo será apresentado e, na sequência acontecerá uma partida mestrada por Fábio Ribeiro. Ao meio dia e meia, outro lançamento, desta vez do jogo Gunrunners, da Doctor Finn´s Games, enorme sucesso internacional. O jogo será apresentado pela editora e na sequencia serão abertas mesas para o público testar o jogo;

– 14h. A loja Caverna do Dragão e a Conclave apresentam para Santos o card game “Dungeons Twister”. Após o lançamento será aberta mesa para teste.
– 15h. Exibição e debate sobre o filme inédito The Knigths of Badassdom, inédito no Brasil. O filme é uma comédia de fantasia sobre um grupo de Live Action Role Playing Game e discute sobre a ausência de lançamentos dentro do gênero, por mais que eles continuem sendo produzidos;
– 17h. Bate papo com Fábio Ribeiro, Yara Myiasito e Nego Jota sobre os jogos de mesa (tabuleiro, RPG e cards) que promete discutir cenário atual, mercado e futuro dos tabletop games;
            Durante todo o dia teremos mesas de jogos diversos com a coordenação do grupo ToB (Todos on Board), da equipe da loja Caverna do Dragão e da Liga Star Wars X-Wing e exposição de jogos, além de distribuição de brindes e sorteio de jogos.
            Além da Secretaria Municipal de Cultura, SECULT, a comemoração do aniversário da Gibiteca conta com o apoio do site OD (Opiniões Desinformativas), da loja Caverna do Dragão, da loja Breshopim, do grupo Todos on Board (ToB), das editoras Pensamento Coletivo, Conclave e Funbox, Nerd Cine Fest, a Liga Baixada Santista X-Wing.      

            O horário previsto para o início dos lançamentos, dentro da programação do aniversário da Gibiteca, é por volta das 18h do dia 12 com entrada gratuita. A Gibiteca fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, na praia do Boqueirão, em Santos. 

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.