No ano de 1984 Indira Gandhi é morta a tiros por membros da sua guarda pessoal enquanto andava no jardim de sua casa, surge no Brasil o movimento das Diretas Já, Tancredo Neves é eleito Presidente da República, Os Caça – Fantasmas estréia no cinema, nascem o Príncipe inglês Harry de Gales e este que vos escreve. 

Neste mundo surgiu a AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e caricaturistas do Estado de São Paulo), que buscava reunir os profissionais da categoria para defender seus interesses e garantir-lhes um lugar ao sol.

Com um misto de poucos recursos e muita boa vontade, a Associação foi caminhando e no mesmo ano estreou o Troféu Angelo Agostini para homenagear os artistas dos quadrinhos brasileiro que foram destaque na produção nacional.

Essa proposta se mantém até os dias atuais e é com orgulho que a ACQ-ESP juntamente com o Instituto Cervantes convidam os interessados e profissionais da área para a entrega da 27.ª edição do prêmio, que ocorre hoje no Espaço Cultural Instituto Cervantes, na Avenida Paulista, 2439 (próximo ao metrô Consolação).

— Lucas Pimenta queria ser Martin Mystère. Não queria uma pistola de raios e sim a capacidade de enrolar uma noiva da mesma maneira...