Salvador parece ser a capital dos quadrinhos nas próximas semanas. Além do Salão de Humor e do Festival Anual de Quadrinhos que acontecem na capital baiana, estão abertas as inscrições para o 24 Horas de Quadrinhos em Salvador. O evento acontece na RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho), neste sábado, 01 de outubro, começando às 10 horas da manhã e terminando (como o próprio nome indica), 24 horas depois, ou seja, às 10da manhã do domingo.

O “24 Horas de Quadrinhos” ou “24 Hour Comics Day” é um evento voltado para a celebração da nona arte. Um misto de concurso e diversão em que o participante tem como objetivo principal construir uma historia em quadrinhos de 24 páginas em 24 horas ininterruptas. Qualquer pessoa poderá participar do desafio, seja profissional ou amador, produzindo HQs de qualquer natureza, estilo e temática.

O evento é realizado simultaneamente em diversas partes do mundo e é coordenado pela ComicsPRO, a associação americana de comic shops. Vale lembrar que de acordo com as regras oficiais do “24 Hour Comis Day” um verdadeiro quadrinho participante é feito por uma única pessoa durante 24 horas. O ponto central do “24 Horas” é que cada pessoa tente sozinha completar as 24 páginas.           

No evento deste ano haverá premiação para, na qual concorrerão os participantes que concluirem sua HQ no prazo estipulado de 24 horas. Será realizada uma votação entre os presentes para escolha do melhor trabalho, e o mais votado ganhará um kit com títulos das editoras Conrad, Devir e JBC. Caso nenhum participante tenha terminado sua HQ, será realizado um sorteio para entrega do prêmio.

Além disso, outros títulos serão sorteados entre os participantes durante as 24 horas.

Para mais detalhes sobre as regras e para a inscrição on line, acesse aqui.

Além dessa verdadeira maratona de quadrinhos e da premiação dos participantes, o evento é aberto para o público em geral, que pode comparecer para conferir os trabalhos e também para uma conversa com o quadrinista Rafael Coutinho, que vem a Salvador para um bate-papo com os leitores e para divulgar seus trabalhos.

Rafael Coutinho é designer, animador, artista plástico e quadrinista.

Nascido em São Paulo, tem 30 anos e traz os quadrinhos no código genético (é filho do Laerte),  e se formou em Artes Plásticas pela UNESP em 2004. Produziu curtas-metragens como animador e diretor (“Aquele Cara”-2006 e “Ao Vivo”-2008), participou de publicações como quadrinista (“Bang Bang”- ed. Devir-2005, “Contos dos Irmãos Grimm”- ed. Desiderata) e faz ilustrações.

Foi integrante do grupo Base-V, produzindo murais, exposições e publicações de arte experimental. Como artista plástico faz pinturas e esculturas para a Galeria Choque Cultural. Em 2010 terminou seu primeiro roteiro de longa-metragem (“Spread” – em parceria com o roteirista Peppe Sifredi).

Seu trabalho mais conhecido e consagrado é a graphic novel “Cachalote” realizada em parceria com o escritor Daniel Galera.

Atualmente trabalha em sua primeira história solo, “Mensur”, que será publicada pela Quadrinhos na Cia (mesma editora de Cachalote), e desenvolve em paralelo a série de webcomix “O Beijo Adolescente”, pelo IG Jovem.

O bate-papo com o quadrinista e sessão de autógrafos será também no dia 01 de outubro, neste sábado, a partir das 16 horas na RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho, Salvador, BA).

Confira algumas imagens do trabalho de Coutinho:

 

 

 

 

 

— Não gosta de falar sobre si mesmo, mas a sua orelha queima quando estão falando dele.