DSC05078-1No ano 2.000 o professor Waldomiro Vergueiro (especialista em estudos acadêmicos sobre Histórias em Quadrinhos) dava início aos colóquios científicos do Observatório dos Quadrinhos da USP, com o objetivo de divulgar e fomentar a produção acadêmica sobre o tema.

Os colóquios são abertos ao público e acontecem toda primeira sexta-feira do mês no prédio da ECA- USP . Nas últimas reuniões foram apresentados os capítulos do livro The Power of Comics, de Randy Duncan.

Como o livro ainda não tem tradução no Brasil, os participantes se oferecem para fazer a apresentação dos capítulos em português e eu fiquei com o capítulo 9, sobre os gêneros mais conhecidos dos Quadrinhos, com exceção dos super-heróis que possuem um capítulo à parte.

Entre os gêneros mais populares nos estados Unidos temos os Western, que surgiu utilizando personagens do cinema; Humor adolescente que teve o ruivo Archie como seu maior representante; Romance – mais voltado ao público feminino; Terror que, apesar de ter sofrido muitas restrições impostas pelo Código dos Quadrinhos, obteve grande sucesso e influenciou escritores como Stephen King e Neil Gaiman;  Antropomórficos ou Funny Animals que traziam animais com características humanas como o Mickey, Pogo…. E finalmente, os autobiográficos cujo ícone é Art Spiegelman com Maus.

Durante as apresentações os comentários são bem-vindos e servem para complementar alguma informação que não seja familiar aos novos frequentadores. O clima é de bate-papo entre amigos e a troca de experiências é enriquecida pelo conhecimento que os professores e especialistas no assunto compartilham com a sala.

No dia 07/02, além de finalizar o capítulo 9, também tivemos a apresentação da tese de Livre Docência do Professor Roberto Elísio dos Santos sobre o humor na revista MAD e as novidades do Prêmio Angelo Agostini trazidas pelo professor Gazy Andraus.

No próximo encontro, marcado para o dia 14/03, teremos a apresentação do capítulo 10 sobre o gênero de super-heróis. As reuniões são realizadas na sala 258 do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA, das 20 às 22 horas e todos são bem-vindos.

— Dani Marino é formada em Letras e ainda não decidiu se prefere viver no Sonhar, em Nárnia ou em Hogwarts.